NOTÍCIAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ibiúna já conta com Espaço de Educação Ambiental

Na quarta-feira dia (4), foi inaugurado na Biblioteca Municipal, o 1º espaço de Educação Ambiental de Ibiúna. O espaço foi pensado e projetado com a finalidade de levar conhecimento sobre o meio ambiente a toda população. Além do material didático disponível, tem uma programação de palestras eventuais voltadas ao tema. Através de uma parceria junto a SOS Itupararanga, o espaço está disponibilizando kits de Jogos que contribuem para o aprendizado sobre a APA e proteção ambiental, uma forma simples e criativa de transmitir conhecimento.

 

Para maiores informações e orientações entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, através do telefone: (15) 3248.1825. 

 

É a Prefeitura de Ibiúna cuidando do Meio Ambiente.

Painel de Conscientização Ambiental

Painel de Conscientização Ambiental

Painel de Concientização Ambental

A escola municipal Seme Issa, por meio de sua Vice Diretora Cristiana Akemi Pereira, realizou a ação de criação de um Painel para conscientização sobre o meio ambiente, o trabalho envolveu toda a escola desde alunos até os funcionários e professores.

Projeto de compostagem orgânica na Escola

Projeto de compostagem orgânica na Escola

Compostagem na Escola

A escola Municipal Antonio Coelho Ramalho, por meio  Mila Zeiger Pedroso responsável pelo projeto em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, estão desenvolvendo  o projeto Compostagem, onde a escola se encarrega de armazenar restos de alimentos que são levados pelos  alunos até  a Secretaria do Meio Ambiente onde acompanham  todo o processo de compostagem que será utilizada na horta da escola e nos espaços de jardinagem público.

 

Compostagem

Estudo sobre a árvore da Figueira que deu nome ao bairro

error while rendering sc.social.likes

A escola Municipal Antonio Coelho Ramalho, por meio  Mila Zeiger Pedroso responsável pelo projeto em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente com um grupo de alunos decidiram revitalizar a árvore da Figueira, e a vontade deles se transformou em Plano de Estudos, e já estão finalizando a primeira parte. Foi realizado uma pesquisa de campo acompanhados da equipe da Secretaria do Meio Ambiente. A ação terá continuidade com a proposta de revitalizar este patrimônio natural, símbolo do Bairro.

Projeto jardim na escola

error while rendering sc.social.likes
Projeto jardim na escola

Jardim na Escola

A escola Municipal Antonio Coelho Ramalho, por meio  Mila Zeiger Pedroso responsável pelo projeto JARDIM NA ESCOLA,realizou com os  alunos do período da tarde o projeto jardim e horta escola. Nesse primeiro semestre fizeram estudo sobre o solo, conheceram a importância das minhocas para no segundo semestre construírem um minhocário, visitaram a horta de família do bairro. Tiveram palestra com a equipe do meio ambiente sobre compostagem e minhocário.  Utilizaram "material"da compostagem feita na escola ano passado para o plantio das flores do jardim.

Escola municipal trabalha o livro “ O rio que era doce”...

Escola municipal trabalha o livro “ O rio que era doce”...

o rio que era doce

Escola municipal trabalha o livro “ O rio que era doce”, para conscientização da tragédia de mariana.

A escola municipal Seme Issa, por meio de sua Vice Diretora Cristiana Akemi Pereira, trabalharam o livro da Escritora Ana Estopa, “O rio que era doce”, visando sensibilizar as crianças e a população sobre a tragédia ocorrida em mariana, com desprendimento de lama proveniente da atividade de mineração em Minas Gerais. Foi realizada diversas ações, com apresentação de canto e coral com a temática ambiental, projeto de reciclagem, plantio de arvores nativas e doação de mudas, exposição de trabalhos ambientais. Foi realizado também  cerimônia de lançamaneto oficial do novo livro da escritora, “GIGI A JOANINHA AMBIENTALISTA”.

rio que era doce 1.jpgrio que era doce 2.jpgrio que era doce 3.jpgrio que era doce 4.jpg

Os heróis do meio ambiente escola Calil Rahal Neto

error while rendering sc.social.likes

E. M. Juliana Coelho da Silva Hamada realiza ações para semana do meio ambiente

error while rendering sc.social.likes

A gestora Sandra Miquelini está a frente desta escola que é composta de 56 alunos da Educação Infantil já há 4 anos e vem trabalhando juntamente com sua equipe e com as crianças bem pequenas .

A questão ambiental vem sendo trabalhada nesta Unidade Escolar desde o ano de 2017, o objetivo desta ação foi de conscientizar a comunidade do bairro Rosarial, para a necessidade do respeito ao meio ambiente, mostrando-lhes o quanto o agredimos com algo que parece simples, mas que na verdade é devastador:

As queimadas. A única coisa que pode parar o fogo é a sua consciência.

Neste ano letivo já aconteceu duas ações com questões ambientais, a primeira foi sobre a Dengue e a segunda sobre desmatamento e as queimadas.

Visita a Estação de Tratamento de Esgoto

Visita a Estação de Tratamento de Esgoto

Visita a ETE

A Secretaria de Meio Ambiente realizou algumas visitas a Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP, tal iniciativa tem como objetivo tornar pública a existência de uma ETE no município. As escolas que tiverem interesse em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente. 

Visita a Estação de Tratamento de Esgoto

Visita a Estação de Tratamento de Esgoto

Visita a ETE

A Secretaria de Meio Ambiente realizou algumas visitas a Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP, tal iniciativa tem como objetivo tornar pública a existência de uma ETE no município. As escolas que tiverem interesse em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente. 

EXPERIMENTO AMBIENTAL ESCOLA MUNICIPAL BAIRRO SARÁ-SARÁ

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, afoi realizado um experimento ambiental para aperfeiçoar e conscientizar os alunos da escola municipal Bairro Sará-Sará. Os alunos fizeram um experimento com feijão, algodão e água, para observar a germinação e o crescimento da planta. O procedimento pedagógico é muito simples e desde pequenos podemos introduzir conceitos científicos no cotidiano das crianças. A ação foi articuladas pelas professoras do primeiro ano.

experimento de germinação

experimento de germinação
Imagem no tamanho completo: 29 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

experimento bairro sára-sára

experimento bairro sára-sára
Imagem no tamanho completo: 47 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

PROGRAMA DRIVE THRU ECOLÓGICO

No dia 25 de Agosto de 2018 foi criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Ibiúna o Programa Drive Thru. O intuito do programa é estimular os munícipes a separar e descartar seu material reciclável de maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente, diminuindo significativamente a quantidade de lixo encaminhado ao Aterro Sanitário.
O Programa conta com o apoio de empresas parceiras do Meio Ambiente, que realizam as doações dos prêmios a serem sorteados aos munícipes que fazem o descarte correto do material reciclável. Essas empresas recebem como incentivo um certificado de “Empresa Amiga do Meio Ambiente”.
O munícipe por sua vez recebe uma moeda verde semanalmente ao descartar seu material reciclável no ponto de coleta situado no Centro da cidade. Cada moeda verde equivale a 100 (cem) pontos. Quanto mais pontos acumulados mais chances o munícipe tem de ganhar os prêmios que são sorteados todo dia 20 do mês.
No dia 01 de Outubro de 2018 realizou-se a divulgação por meio de panfletagem e diálogo com munícipes nos bairros Residencial Ibiúna, Paiol Pequeno e Gemima com intuito de informar a população mais afastada do Centro sobre a criação do Programa Drive Trhu Ecológico, incentivando os mesmos a realizar o descarte correto de todo material reciclável tendo chances de ganhar prêmios. Foram distribuídos 200 panfletos

E.M José Carlos Sena é modelo de edifício sustentável no município

A Escola Municipal José Carlos Sena, localizada na área central, contacom estruturas diferenciadas para manter uma relação equilibrada com o meio ambiente. Prédios sustentáveis são construções que seguem determinados parâmetros e que têm uma preocupação com o meio ambiente em que estão inseridos com a correta utilização dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento, assim o cuidado com a eficiência e com a qualidade é sempre voltada para o mínimo impacto ambiental possível.

 

O prédio conta com vários aspectos que contribuem para melhor aproveitamento de recursos colaborando também com a economia dos mesmos, como por exemplo, aproveitar a luz natural, amplas janelas, piso e chão claros, na redução do consumo de energia elétrica contém lâmpadas econômicas, sensor de presença, selo de eficiência energética em equipamentos ligados a energia e ventilação cruzada, economia de água e possuí um mini sistema para captação da água da chuva e sua reutilização é usada para lavar o chão e atividades que não necessitam do uso de água potável, caixa de descarga acoplada e piso permeável (gramíneas).  Além dos itens, a escola também faz a separação do lixo orgânico e não-orgânico para melhor aproveitamento do lixo orgânico conta com um minhocário caseiro.

 

A Secretaria do Meio Ambiente está incluindo as iniciativas no projeto Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, onde uma delas é tornar um edifício municipal em modelo sustentável através de itens já existentes e incluindo itens sustentáveis.

Cursos de Práticas Sustentáveis

A Secretaria de Meio Ambiente realizou em 2018 o ciclo de cursos de práticas sustentáveis. Em 2019 os cursos ainda há inscrições para os cursos de cisternas caseiras, ecobrinquedos e lampadas sustentáveis, podendo ser realizadas pelo e-mail smacursos@ibiuna.sp.gov.br, todos os cursos serão realizados na Secretaria de Meio Ambiente.  

 

 

Ação Contra Queimadas Urbanas

A Secretaria de Meio Ambiente realizou no ano de 2018 uma intensa ação de educação ambiental contra queimadas urbanas, por meio de palestras, os técnicos da Secretaria conscientizaram a população sobre as doenças respiratórias causadas e impactos ao meio ambiente como um todo. Em 2019 a campanha continua, onde escolas interessadas em participar do circuito de palestras devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente. 

Feira de Adoção de Cães

Em parceria com o departamento de Zoonoses, a Secretaria de Meio Ambiente já realizou três  feiras de adoção de cães, e pretende continuar com o projeto em 2019. As feiras tem como objetivo realizar a doação de cães que se encontram no Centro de Controle de Zoonoses, já castrados e vacinados, sempre buscando a adoção responsável. 


Imagem no tamanho completo: 109 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 152 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download