Caminhada encerra semana do Setembro Amarelo

Uma onda amarela tomou conta do centro da cidade de Ibiúna, na manhã da quinta-feira (27), com dezenas de pessoas, na 1ª Caminhada de Prevenção ao Suicídio, que encerrou a Semana do Setembro Amarelo, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).

A caminhada contou com a participação de servidores da Secretaria de Saúde e de pacientes do CAPS, além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que acompanhou todo o trajeto da caminhada, que saiu do Centro de Atenção, na rua Álvaro de Almeida Leme, nº271 – Jd Nova Ibiúna, até à Praça da Matriz.

A psicóloga Dayane Sena falou sobre o Setembro Amarelo. “A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população e informá-la sobre o suicídio, além de estimular o debate acerca deste tema, em específico, e sua prevenção, usamos as palestras e a caminhada, por exemplo”, disse. Sobre a prevenção, ela explicou. “Estatísticas apontam que dos que morrem por suicídio, 60% nunca se consultou com um profissional de saúde mental, ao longo da vida. Talvez, se tivessem passado por um profissional da área, pudessem ter sido salvos. É importante que estejamos preparados para detectar esses casos e proporcionar auxílio, encaminhando para ajuda profissional”, ressaltou.

A Semana Setembro Amarelo

A Semana começou na segunda-feira (24), com a psicóloga Dra. Suzana Zil dando a palestra “Conversando abertamente sobre o suicídio”; na terça-feira (25), as psicólogas Dra. Dayane Sena e Dra. Sheila Soares trataram sobre “Suicídio, modo de prevenção”, no dia 25, quarta-feira, a palestra “Promoção à vida”, foi abordada pela psicóloga, Dra. Daiane Rodrigues.