Prefeitura adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade, com um evento no Paço Municipal, na quinta-feira (30).

O prefeito João Mello destacou a importância da prática da sustentabilidade. "Ibiúna era uma das últimas colocadas no ranking de sustentabilidade, no Programa Município Verde Azul (PMVA) com quatro pontos apenas, mas agora subimos aproximadamente 58 pontos, ou seja, avançamos quase 500 posições e a meta é alcançar os 80 pontos", disse. "Com essas ações municipais, podemos começar a mudar o meio ambiente mundial", concluiu.

Jean Marcicano, secretário do Meio Ambiente, destacou o apoio do prefeito João Mello para realização das ações. "Nós vamos monitorar os setores da Prefeitura e colocaremos plaquinhas nos setores, mostrando práticas sustentáveis, isso nos levará a uma avalição de cada setor, com as cores verdes, amarela e vermelha. A verde se o setor fizer tudo certo, a amarela se o setor estiver com algumas ações e a vermelha se não estiver realizando o que foi proposto, nas nossas avaliações", explicou.

Além dessas ações, o prefeito João Mello anunciou uma parceria com o Instituto Mix. "A intenção não é só ter o meio ambiente sustentável, mas também, um ambiente de trabalho prazeroso, por isso fizemos uma parceria com o Instituto Mix e estaremos oferecendo cortes de cabelo, barbearia, esmaltação, design de sobrancelhas e massagem relaxante, tudo gratuitamente, além de três vezes por semana, aulas de ginástica", informou.

Com simples e pequenas ações realizadas diariamente, como por exemplo, o uso eficiente da água e da energia, a coleta seletiva, o consumo responsável de produtos e serviços, entre outros, contribuem para este processo.

Prefeito e secretário assinaram um certificado de adesão a A3P e a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu canecas acrílicas para que os funcionários públicos usem menos os copos descartáveis e aumentem a vida sustentável da cidade. Todos os servidores do Paço Municipal participaram do evento.