Prefeitura implanta projeto "Mãe Ibiunense"

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde irá realizar na próxima sexta-feira (31), às 14h, a primeira reunião do projeto pioneiro "Mãe Ibiunense", no setor de Ginecologia/Obstetrícia, no Centro de Saúde Dr. Arcy Bandeira, localizado na Avenida São Sebastião, 369, com o objetivo de proporcionar troca de experiências, aprendizado, informações, entre outros. Esse primeiro encontro será com gestantes já cadastradas na Unidade e que já fazem o acompanhamento do pré-natal.

Essa primeira edição funcionará como um projeto piloto de muitas atividades que a Prefeitura de Ibiúna e a Secretaria Municipal de Saúde pretendem levar para as mães do município e, inclusive, essas mães poderão sugerir ações para serem analisadas e, havendo disponibilidade, incorporadas ao projeto.

Entre os objetivos do projeto estão: aproximar as gestantes do Posto de Saúde Central, assim criando um vínculo afetivo e de confiança com os serviços ofertados pelo município, nas Unidades Básicas de Saúde contempladas com o “Programa Estratégia em Saúde da Família” (ESF), garantir um pré-natal de qualidade, detectação de má formação congênita precoce, auxílio e encaminhamento para as referências de gestação de alto risco, importância da amamentação, aporte nutricional, combate ao tabagismo na gestação e acompanhamento da gestante em trabalho de parto em parceria com o Hospital Municipal.

O evento contará com sorteios de kits (enxoval) e brindes, para as participantes.