Prefeitura prepara campanha para descarte adequado de pilhas e baterias

 

Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria do Meio Ambiente está com uma companha para o descarte adequado de pilhas e baterias contínua. Foram instalados pontos de entrega voluntária fixos no: Shopping e Supermercado Serrano (Av. São Sebastião), Paço Municipal, Pat, Sede da GCM, Hospital Municipal, Biblioteca Municipal, OAB – Ibiúna, Supermercado Ibiúna, Cetril, Supermercado São Roque (XV de Novembro), Supermercado Serrano (próximo à Rodoviária), Lojas Tucano, Secretaria de Meio Ambiente e Procon, ou seja, não tem desculpa. Descarte pilhas e baterias no lugar certo. 

O descarte inadequado de pilhas ainda é uma realidade em nossa sociedade, e ações como essa, que estimula a conscientização da população e cria alternativas adequadas para a destinação, colaboraram com o desenvolvimento sustentável do município. 

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar. 


Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera. 

“O descarte correto de pilhas e baterias é de suma importância na gestão correta de resíduos, uma vez que estes possuem substâncias que têm uma alta toxicidade, tendo assim um elevado potencial de agressão ao meio ambiente. O descarte desses materiais no lixo comum pode causar uma série de contaminações e estas, por sua vez, podem causar doenças graves na população”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Jean Marcicano.

Mais informações, ligue: (15) 32415129.

registrado em: ,