Univesp Polo Ibiúna é inaugurado com primeira aula

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, realizou na noite da última segunda-feira (13) a aula inaugural da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) Polo Ibiúna, no Centro Olímpico.

O prefeito João Mello classificou o momento como "um marco na história de Ibiúna". “Estamos nos dedicando muito para trazer qualificação e ampliar o acesso do ibiunense ao mercado de trabalho, pois sabemos que as oportunidades de emprego no país estão escassas e as que existem exigem muito preparo”, disse o prefeito, acrescentando que a Prefeitura, em pouco mais de um ano e meio, já implantou também na cidade parcerias com cursos profissionalizantes como o Time do Emprego, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e trouxe a carreta do Via Rápida, além de ampliar a grade de cursos da ETEC.

Estavam presentes na aula inaugural, além de secretários e vereadores, alunos dos quatro cursos que estão sendo disponibilizados em Ibiúna: Pedagogia, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Na ocasião, foi apresentado um vídeo explicativo para os estudantes.

O coordenador da Univesp Polo Ibiúna, Álvaro Teshirogi, definiu a data como significativa e lembrou a preocupação do Governo Municipal em qualificar o ibiunense. Teshirogi ressaltou a importância da Universidade, bem como as outras oportunidades de emprego criadas pela Prefeitura. "É um legado que será deixado para Ibiúna", destacou.

Carlos Marques, secretário municipal de Indústria e Comércio, também ressaltou que a Univesp é uma conquista. "Não existem obras que a administração faça que fiquem para sempre. Um asfalto terá buraco uma hora, uma parede pode ir perdendo a sua cor, mas a capacitação permanece para sempre", afirmou o secretário. Marques incentivou os alunos. "O que vocês vão aprender nas aulas da Univesp permanecerá para sempre na vida de vocês e fará a diferença no mercado de trabalho. A educação é fundamental para um desenvolvimento maior", disse.

Ao final, o prefeito João Mello estimulou os estudantes. “Eu tenho certeza que tendo uma Universidade deste porte, alavancada e apoiada por USP, UNESP, UNICAMP, que vão chancelar os certificados de vocês, no final do curso, vocês participarão muito do desenvolvimento do nosso município”, afirmou.

A educação transforma

João Mello disse ainda que o foco da Prefeitura é transformar a vida das pessoas. “É importante inaugurar obras necessárias, é importante ter uma saúde de qualidade, porém mais importante que tudo isso é a transformação das pessoas através da educação e da qualificação”, concluiu.

A primeira turma do Polo Ibiúna a ter aula foi a de Pedagogia, na noite do dia 13. Hoje (14), a sala de Matemática terá o primeiro contato com a Universidade; na quarta (15), é para Engenharia de Computação, enquanto na quinta (16), os alunos de Engenharia de Produção receberão as boas-vindas.

A unidade administrativa da Univesp Polo Ibiúna está localizada na rua Raimundo Santiago, nº114, Centro – Ibiúna.