Escritora Ana Stoppa finaliza projeto cultural na Escola Municipal Prefeito Seme Issa

A Secretaria Municipal de Educação promoveu em parceria com a escritora Ana Stoppa, uma maratona cultural entre os dias 25 a 29 de junho, ocasião em que nove escolas da zona rural do município celebraram a finalização do Projeto para Incentivar à Leitura com as obras da autora. A cerimônia de encerramento, apresentação dos alunos e o lançamento de seu mais recente livro, também direcionado ao público infantil, "Gigi a Joaninha Ambientalista", aconteceu na Escola Municipal Prefeito Seme Issa, no bairro do Piai, com a presença da escritora Stoppa, o prefeito João Mello, o vice-prefeito Valdemar Cardoso, o secretário de Educação Paulo Dias do Carmo, gestores, dirigentes de Ensino, alunos, pais e a comunidade.

Durante uma semana, Stoppa cumpriu uma programação repleta de doação de livros infantis (todos de sua autoria) e plantio de mudas de árvores. A ação que Stoppa realizou no município fez parte do seu Projeto Voluntário para Incentivar à Leitura. Na oportunidade, foram doados dois mil livros de sua autoria, em uma verdadeira Maratona Cultural, para crianças e adolescentes matriculados nas Fases I e II, e do 1º ao 5º Ano do ensino municipal, em nove escolas rurais. Além das escolas, todos os diretores das escolas municipais e estaduais receberam, para o acervo das respectivas bibliotecas um kit contendo quatro exemplares

O projeto tem se firmado graças à participação de educadores, mediadores escolares, assistentes pedagógicos, voluntários, que requisitam os livros, e executam o projeto promovendo com os alunos releituras, elaboração de cartazes, adaptação para teatro, musicais, entre outros. Mas, a colaboração da educação é imprescindível e essencial, para preparar melhor os estudantes, quando estes descobrem o gosto pela leitura.

Para o prefeito João Mello, “a parceria foi muito importante para o resgate da leitura, o incentivo ao meio ambiente e a participação das crianças na magia da leitura”, destacou.

Ana Stoppa, enfatizou o projeto dizendo: “Este trabalho que Deus me permite realizar, objetiva contribuir com a educação. Por esta razão reporto como essencial o  contato com os educadores e os alunos. Acredito no resultado positivo a longo prazo, pela oportunidade de contribuir com a sociedade, por meio dos projetos "Para Incentivar a Leitura" e o "Primavera - Plante, o Planeta Agradece.

Segundo o secretário municipal de Educação, Paulo Dias do Carmo, "o impacto dessa doação é de um tamanho imensurável, tendo em vista que muitos alunos não têm acesso aos livros, sendo a escola a única a oferecer esta oportunidade, mas que também depende de parcerias do governo para obtê-las", disse.

Todos os professores que trabalharam os livros, assim como os diretores e coordenadores, foram agraciados com um Diploma Honra ao Mérito por Incentivar à Leitura. Foi uma tarde agradável e repleta de momentos lúdicos com as crianças e professores.