Ministério da Saúde antecipa campanha contra pólio e sarampo

 

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi antecipada pelo Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para iniciar no dia 4 de agosto. Na mesma data, que cairá em um sábado, será realizado o “Dia D” de Mobilização Nacional, que voltará a ocorrer em 18. Até o dia 31 de agosto, devem ser imunizadas crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O objetivo da Campanha Nacional é imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades.

“A vacina é a melhor proteção contra o sarampo e poliomielite. Os pais devem ter essa responsabilidade e estarem atentos ao cartão de vacinação de seus filhos atualizados, evitando a contaminação de doenças tão comuns na infância” disse o prefeito João Mello, que é médico pediatra.

Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus, e contagiosa. A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a única forma capaz de erradicação da doença.

O Sarampo também é uma doença viral, infecciosa e transmissível. A transmissão pode ocorrer de forma direta, por meio de tosse, espirro, falar ou respirar e pode ser evitada por meio da vacinação.

A prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizará um total de 16 postos, entre Unidades Básicas (UBS) e o Posto de Saúde Central para o “Dia D”, 4 de agosto, todas essas unidades estarão aplicando a dose da vacina. Já para o “Dia D”, 18 de agosto, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará definindo um cronograma de vacinação. Em toda a campanha, o horário de atendimento à população será das 8 às 17 horas. 

Mais informações: (15) 32412601.

registrado em: ,