Patrulha Náutica apreende 23 redes de pesca ilegal e 3 tarrafas na Represa de Itupararanga

 

No trabalho de fiscalização da pesca predatória realizado pela equipe de patrulhamento náutico da Guarda Municipal de Ibiúna, na Represa de Itupararanga, no dia 29 de junho, onde a equipe recebeu denúncias de moradores do Bairro Campo Verde, e tiveram êxito em apreender 23 redes de pesca, armadas de forma irregular, sem as plaquetas de identificação obrigatórias para quem é pescador profissional e tem a autorização.

Em um rancho próximo das redes, havia um saco contendo três tarrafas, sendo que não havia ninguém no local, provavelmente os pescadores ao avistarem a embarcação da GCM se evadiram. Todos os materiais foram recolhidos e apresentados na Delegacia de Polícia, onde foram apreendidos.

É importante esclarecer que a pesca na Represa de Itupararanga é permitida, para os pescadores que utilizam varas de mão, molinetes ou carretilhas, nesses casos pescadores amadores e esportivos devem portar uma licença de pesca mediante pagamento de R$ 20,00 a R$ 60,00 por ano, emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Quanto à utilização de Redes e Tarrafas também é permitida, para a pessoa que comprove estar desempregada e tenha licença de pesca artesanal/profissional emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, respeitando o período de Defeso “Piracema” época de reprodução dos peixes que vai de 01 de novembro até 28 de fevereiro.

As ações da Patrulha Náutica continuam, visando coibir a pesca predatória, e no período de inverno há ainda a ação de caçadores de capivara e outros animais que fazem parte da fauna local.

Você pode ajudar denunciando pelos telefones: 153 / (15) 3241.2509.

 

 

registrado em: ,