MARATONA CULTURAL: ESCRITORA ANA STOPPA VISITA IBIÚNA

A convite da Secretaria Municipal de Educação, a escritora Ana Stoppa estará em  Ibiúna (SP) entre os dias 25 a 29 de junho, ocasião em que nove escolas da região rural do município celebrarão a finalização do Projeto para Incentivar a Leitura  com  as obras da autora. Stoppa cumprirá uma programação repleta de doação de livros infantis (todos de sua autoria), plantio de mudas de árvores e lançamento de seu mais recente livro, também direcionado ao público infantil, "Gigi a Joaninha Ambientalista".

Essa é a segunda visita da autora no município. Em maio passado, a escritora e ambientalista proferiu uma palestra, cujos temas abordaram a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança e a preservação do meio ambiente.

Essa ação que Stoppa realizará no município no período de cinco dias faz parte do seu Projeto Voluntário para Incentivar a Leitura. Na oportunidade, serão doados dois mil livros de sua autoria, em uma verdadeira Maratona Cultural, para crianças e adolescentes matriculados nas Fases I e II, e do 1º ao 5º Ano do ensino municipal, em nove escolas rurais. Além das escolas, todos os diretores das escolas municipais e estaduais no dia 29 de junho, durante a visita na Escola Municipal Prefeito Seme Issa, receberão, para o acervo das respectivas bibliotecas um kit contendo quatro exemplares.

Desde 2012, este projeto objetiva despertar em estudantes de educação infantil, de ensino fundamental e médio, matriculados em escolas públicas situadas nas periferias das cidades, a importância de desenvolver o hábito da leitura, tanto como conhecimento quanto lazer. O projeto tem se firmado graças à participação de educadores, mediadores escolares, assistentes pedagógicos, voluntários, que  requisitam os livros, e executam o projeto promovendo  com os alunos releituras, elaboração de cartazes, adaptação para teatro, musicais, etc. Uma das condições para o estabelecimento de ensino interessado concretizar o projeto - atendido na medida do possível, vez que  conta com recursos da autora, provenientes de sua atividade na área jurídica -,  é o trabalho prévio das obras pelos educadores com os alunos e a entrega dos livros em mãos, momento em que,  como parte da programação da visita à escola, ocorre a distribuição e o contato direto de Stoppa com as crianças, dinâmica de perguntas e respostas e a visita aos trabalhos elaborados inspirados nos livros e autógrafos.

Por meio deste projeto, escolas de várias regiões do Brasil foram contempladas, bem como de outros países (Itália, Portugal e Angola), perfazendo até o momento a doação de aproximadamente 68 mil livros. Com a ação em Ibiúna, o projeto somará 130 escolas visitadas. 

“Este trabalho que Deus me permite realizar, objetiva contribuir com a educação. Por esta razão reporto como essencial o  contato com os educadores e os alunos. Acredito  no resultado positivo a longo prazo, pela oportunidade de contribuir  com a sociedade,por meio dos projetos "Para Incentivar a Leitura" e o "Primavera - Plante, o Planeta Agradece!", hoje na VII Edição. Compreendo o quanto é importante o contato direto com as crianças. A entrega dos livros em mãos, o momento de perguntas e respostas permite a aproximação gratificante  e o enriquecimento mútuo, as visitas aos trabalhos, sempre elaborados com muito esmero, graças à orientação dos educadores, também muito prazerosa.  Aprendo com as crianças e, em cada  visita, nascem novas motivações, gratidão e a certeza de que a solidariedade é um dos caminhos para se experimentar a felicidade", revela a autora, que complementa: "Nós devemos estar onde o povo está, parafraseando o trecho de uma conhecida canção. Em outras palavras, a presença do escritor e a familiaridade lançam as preciosas sementes da importância da leitura, do trabalho social, do respeito ao meio ambiente. Vivemos em sociedade, o planeta é único, e o trabalho harmonioso com os educadores possibilita estas condições, e o gosto pela leitura certamente formará cidadãos capacitados, através da bagagem de conhecimento oferecida apor meio da magia da literatura infantil. A colaboração é essencial, a  educação imprescindível, e esta tende a preparar melhor os estudantes, quando  estes descobrem o gosto pela leitura, graças ao trabalho dos educadores, aos quais reporto como a alma dos livros", enfatiza.

Para o professor Paulo Dias do Carmo, Secretário Municipal de Educação de Ibiúna, "o impacto dessa doação é de um tamanho imensurável, tendo em vista que muitos alunos não têm acesso aos livros, sendo a escola a única a oferecer esta oportunidade, mas que também depende de parcerias do governo para obtê-las".

Na programação, Stoppa lançará dia 29 de junho sua mais recente obra "Gigi A Joaninha Ambientalista", na Escola Municipal Prefeito Seme Issa. Também, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município, todos os alunos (períodos manhã e tarde) desta escola receberão uma muda de árvore, além da realização do plantio de algumas mudas nos estabelecimentos de ensino. No total, serão doadas 300 mudas nesta ação, que contará ainda com a presença do Secretário de Educação, Paulo Dias do Carmo; do Secretário do Meio Ambiente, Jean Marcicano, e do Prefeito Municipal, João Mello.

Todos os professores que trabalharam os livros, assim como os diretores e coordenadores, serão agraciados com um Diploma Honra ao Mérito por Incentivar a Leitura. Os educadores que plantarem árvores serão contemplados, assim como as escolas, com o Certificado Verde - Defensor da Natureza, ambos  idealizados pela autora como forma de valorizar o civismo, a literatura e o respeito pelo meio ambiente. 

 

OBRAS

Ana Stoppa possui 29 livros publicados, sendo 17 deles com ênfase no meio ambiente, dentre eles: “Lelé O Navegador dos Sonhos”“Rafael o Ursinho Guloso”, “Oração dos Bichos”, “Estela a Pata Bela”“Fada Verbena A Protetora da Natureza”, “A Fada Mirabela e o Sapo Guaraci”“O Rio Que Era Doce” (infantojuvenil, sobre a tragédia de Mariana/MG), “Cristal A Corujinha Cantora”“Descomplicando a Segurança” e “Juvenal O Motorista Distraído” (ambos escritos para o CPTran, com foco na educação no trânsito para crianças), “Caó O Cavalinho de Um Olho Só” (inclusão social); "Cacau o Cachorrinho Legal"“O Ronrom do Bombom”“A Fada Soraia e Todas As Cores da Natureza”"O Tatu Teotônio em Busca do Planeta Perfeito"  e “Gigi A Joaninha Ambientalista” (lançamento).  No prelo:  “Aninha A Embaixatriz das Fadas”, "A Princesa Belinha e os Pássaros Cantores", o terceiro  abordará educação para o trânsito (em fase de elaboração). Todos com lançamentos previstos  para o segundo semestre deste ano.

Além das obras infantis, constam em sua produção literária: artigos, crônicas,  poesias, pensamentos e literatura infantojuvenil, hoje na marca  aproximada de 2.500 textos produzidos. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/06/2018

·  às 9h e às 15h: Escola Municipal Vereador José Muniz (Local: Estrada Bairro Cachoeira, Cachoeira)

· às 10h30 e às 13h: Escola Municipal Benedita Cordeiro Medelos e Escola Alice Vieira de Camargo (Local: Estrada Municipal Km 5, Rio de Una de Cima)

 

Dia 26/06/2018

·         às 9h e às 15h: Escola Municipal Maria Aparecida Gabriel Cardoso (Local: Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves, sn, Tavares)

· às 10h30 e às 13h: Escola Municipal Joana Maria de Góes (Local: Bairro Piai de Cima, Centro)

 

Dia 27/06/2018

·  às 9h: Escola Municipal José Gabriel Pinto (Local: Bairro Samano, sn, Samano)

 

Dia 28/06/2018 

·  às 9h e às 15h: Escola Municipal Ubirajara Pedroso Domingues (Local: Estrada Municipal Ibn, 100, Rosarial)

·  às 10h30 e às 13h: Escola Municipal Moysés José Godinho (Local: Estrada Municipal Bairro Campo Verde, Campo Verde)

 

Dia 29/06/2018

·  às 9h e às 15h: Escola Municipal Prefeito Seme Issa (Local: Rodovia Presidente Tancredo Almeida Neves, Km 13, Piai)

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.