Comunicado – Falta de vacinas Pneumo 10 e Pentavalente

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que está recebendo poucas remessas das vacinas Pneumo 10 e Pentavalente e que, por esta razão, estão em falta nas unidades de saúde do município. O fornecimento é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou uma nota comunicando que a vacina Pneumo 10 já foi distribuída aos estados e que a situação está sendo regularizada, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu novas remessas. A vacina pneumocócica conjugada 10- valente (VPC10) previne as crianças das doenças graves como: pneumonia, meningite e otite.

Com relação à Pentavalente, a mesma nota informa que não está sendo distribuída por falta de disponibilidade em estoque e que aguarda liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ibiúna tem recebido poucas doses a cada 15 dias.

Já a Pentavalente oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite. A Secretaria de Saúde reforça que tem cobrado incisivamente a solução dessa questão, que na verdade, acomete todo o país.

Informações: (15) 3241.2601.

registrado em: