Agricultura sustentável foi tema de projeto desenvolvido por escolas municipais

 

A agricultura orgânica, também chamada de biológica, é um tipo de agricultura alternativa que prioriza a qualidade do alimento, por não utilizar agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e pesticidas nas plantações. Entre as principais características da agricultura orgânica está a diversidade dos produtos cultivados e a garantia de permanecer o equilíbrio ambiental, sobretudo do solo e preservação do meio ambiente.

Com o incentivo de valorizar os alimentos mais saudáveis, o projeto Agricultura Sustentável foi desenvolvido pelos alunos do 2º ano da E.M “Bairro Paulos” e alunos do 5º ano da E.M “Waldomiro Antônio Soares”.

O objetivo do projeto foi a conscientização da importância do cultivo aliado ao cuidado do meio socioambiental. Durante a execução do projeto foram desenvolvidos pesquisas, entrevistas, rodas de conversa, cartazes e relatórios.

“A culminância do projeto foi a visita a campo para que os alunos pudessem sentir de perto o processo da agricultura orgânica e hidropônica, e assim, observar e também entrevistar os agricultores. Aprenderam que a agricultura orgânica visa a qualidade do produto e o cuidado com o meio ambiente e a utilização de adubos e pesticidas orgânicos”, ressaltou a diretora Rita do Carmo Leite e a professora coordenadora Elizabeth Rolim, que acompanhou o desenvolvimento do projeto orientando os alunos.

Segundo as professoras Diana e Maria Conceição, relataram que as crianças descobriram que a agricultura hidropônica surgiu em locais onde o solo era muito pobre e a utilização da água foi a solução. “O projeto foi muito proveitoso, pois os alunos aprenderam na prática a importância do cuidado com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta”, disseram as professoras.

De acordo com a diretora Rita, às unidades escolares Cristina Domingues de Souza, Bairro Paulos e Waldomiro Antônio Soares, também estão envolvidas em outros projetos como: Leitura em Família, Ler e Escrever, Projeto Combate à Dengue, Projeto Horta sustentável, entre outros.

Finalizando o projeto de volta para a escola, as crianças receberam dos agricultores doações de produtos orgânicos. A iniciativa é da Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,