Campanha da Febre Aftosa vai até 30 de Novembro

No Estado de São Paulo o rebanho de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses deverá ser vacinado para Febre Aftosa no mês de novembro.

Em 2018 houve a inversão das etapas de vacinação, sendo que em maio foi obrigatória a vacinação de todo o rebanho de bovino e bubalino, independente da faixa etária. Esse ajuste do calendário foi realizado a partir da solicitação da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo ao Ministério da Agricultura, considerando o pleito do setor produtivo.

A vacinação para Aftosa deve ser realizada entre os dias 01 a 30 de novembro.

A vacinação é obrigatória. Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação sujeita o criador a multas.

O criador tem até o dia 07 de dezembro para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).

A primeira providência é adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Isso porque todo o estoque de vacina disponível no Estado para comércio durante a etapa da campanha é cadastrado pela revenda em sistema informatizado.

Cuidados na Vacinação:

Para que o rebanho fique protegido contra a Febre Aftosa, os criadores devem seguir os seguintes cuidados:

Adquirir as vacinas somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenaria de Defesa Agropecuária. A legislação proíbe o uso de vacinas adquiridas em etapas anteriores.

A vacina deve ser mantida entre2 a8 graus centígrados, tanto no transporte como no armazenamento, usando uma caixa de isopor, com no mínimo dois terços de seu volume em gelo. A vacina nunca deve ser congelada.

Escolher a hora mais fresca do dia para realizar a vacinação e classificar os animais por idade e sexo, para evitar acidentes durante a vacinação. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos.

Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dose padrão (5ml) em todos os animais.

Aplicar no terço médio do pescoço (tábua do pescoço), embaixo da pele.

Preencher a Declaração de Vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do Estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas ou através do sistema GEDAVE.

BRUCELOSE

Devem ser vacinadas todas as fêmeas de bovinos e bubalinos entre 3 e 8 meses de idade. A vacinação é obrigatória.

O criador tem até o dia 07 de dezembro para comunicar a vacinação contra Brucelose ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado GEDAVE.

Em Ibiúna, o produtor poderá emitir a Declaração de Vacinação da Febre Aftosa e Brucelose na Secretária Municipal da Agricultura, mediante apresentação de Nota Fiscal de compra da vacina.

A Secretaria da Agricultura está localizada na Avenida São Sebastião, 407, Centro.

Para mais informações: (15) 3241-2410