Ibiúna na Etapa final do Sabor de São Paulo

 

Foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a 4ª edição da Etapa final do Sabor de São Paulo, um evento da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o apoio educacional do SENAC. O festival gastronômico buscou, em 9 macrorregiões do estado, os que melhor representaram a autêntica cozinha paulista e, graças aos competentes membros da Equipe Compre na Feira/Sabores de Ibiúna, Ibiúna teve a honra de estar entre uma das cidades escolhidas.

 

O festival, contou com a presença de 28 pratos selecionados por chefs convidados pela equipe da revista Prazeres da Mesa e da Secretaria Estadual de Turismo que, ao final do projeto, consolidam um novo roteiro gastronômico, promovido pela própria Secretaria de Turismo. Cada um dos pratos trouxe consigo não apenas um paladar refinado, mas também muita história em torno de sua criação e, quanto ao prato da equipe do Compre na Feira/Sabores de Ibiúna, creme de milho com pupunha e bolinho de entrevero, a história que se fez inspiração foi a que deu origem à cidade de Ibiúna, desde os primeiros passos indígenas, como os grandes avanços dos tropeiros, seu principal diferencial em relação aos demais era a redescoberta das iguarias outrora utilizadas nesta região, encontrando o tom certo entre o clássico inspirador e sua renovação moderna.

 

O evento, que desde sua primeira edição em 2013 já recebeu mais de 260 mil participantes, contou ainda com a presença de diversos atores como Cacá Carvalho e Marcos Palmeira, além de inúmeros chefs ilustres como Carole Crema, Lucas Corazza, Roberto Strongoli e Henrique Fogaça, que fizeram questão de celebrar a culinária e cultura de todo o Estado. Por fim, nas palavras do Secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti, ao festival “é a oportunidade de se mostrar talento e história. É muito importante este programa de nossa pasta que acontece desde 2013, uma vez que a gastronomia é forte aliada da atividade turística.”

  

registrado em: