Prefeitura promove Campanha “Fique Sabendo” na próxima sexta-feira (30)

A Vigilância Epidemiológica em parceria com a Atenção Básica, órgãos da Prefeitura de Ibiúna, promovem a Campanha “Fique Sabendo 2018” entre os dias 30 de novembro a 7 de dezembro. A Campanha é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS, Hepatite B-C e Sífilis, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Os exames podem ser realizados sem encaminhamento médico e o resultado de HIV é apresentado em menos de 10 minutos.

Os exames podem ser realizados em pessoas a partir de 16 anos, munidos com RG ou outro documento com foto de acordo com os locais relacionados (Feira Noturna, Supermercado Ibiúna, Calçadão da Rodoviária, Praça da Matriz e o Posto de Gasolina BR. A campanha marca a mobilização nacional pelo dia 1º de Dezembro, Dia Internacional de Luta Contra a Aids.

O objetivo é ampliar a conscientização da população. Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maior a chance de tratamento com sucesso. As metas da campanha são testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV. Acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV, acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à unidade referência para acompanhamento e realizações de exames.

A campanha é uma intensificação das ações rotineiras realizadas na saúde do município. Para mais informações procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.