Projeto “Horta nas Escolas” segue nas escolas municipais

A Prefeitura de Ibiúna iniciou no mês de abril, a implantação do projeto de hortas na Rede Municipal de Ensino, que visa o estímulo à produção sustentável. O projeto teve como escola piloto a E.M. Nova Esperança, que possui uma horta estruturada para o início do projeto.

Seis escolas já receberam o projeto, importante para que as crianças se familiarizem com o cultivo agrícola, já que é uma das principais atividades do município. Entre os objetivos já alcançados estão o interesse das crianças no cultivo e o conhecimento de todo o processo de germinação, criação uma área verde e produtiva, explorando assim a prática para trazer conhecimentos multidisciplinares, aproximando estudantes, familiares e professores a produção sustentável e dos campos mais amplos da sustentabilidade.

As escolas municipais que não tiverem espaço externo para a instalação de canteiros serão planejadas hortas em pneus inservíveis, podendo assim atender um maior número de instituições de ensino do município. O prosseguimento do projeto se dará cumprindo um cronograma de atingir uma escola por mês, visando à conscientização dos alunos e da comunidade ao seu entorno.

Para a Secretaria do Meio Ambiente, a horta oportuniza aos estudantes a vivência e o contato direto com a natureza e é de fundamental importância colocar em pauta a discussão sobre meio ambiente, sustentabilidade e impactos ambientais para que se possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

As escolas interessadas em aderir ao projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do número: (15) 3241.5129.