Secretarias do Meio Ambiente e Agricultura promovem o Programa Nascentes

Quer aproveitar a oportunidade de recuperar áreas em sua propriedade de forma gratuita?

O Programa Nascentes envolve diversos setores da sociedade, unidos por uma causa comum: A preservação e a recuperação da vegetação que contribui para a produção de água com qualidade. O Programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SP, e tem como objetivo auxiliar proprietários rurais, prioritariamente os de pequeno porte, para que realizem, sem custos, a restauração de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades.

Para participar é muito simples! Os proprietários rurais interessados em participar do programa, podem se inscrever cadastrando sua área rural no CAR (Cadastramento Rural) na Secretaria da Agricultura, onde irá integrar o Banco de Áreas Disponíveis para restauração ecológica em locais relevantes para a segurança hídrica e biodiversidade, como nascentes, cursos d’água, áreas íngremes ou locais que conectam fragmentos florestais.

O proprietário, ao cadastrar sua área, poderá ser selecionado para receber a restauração de matas ciliares e de entorno de nascentes em sua propriedade de forma gratuita, sendo financiada por empresas que precisam cumprir Termos de Compromisso de Recuperação Ambienta (TCRA’s).

O Programa Nascentes é muito importante para nossa região, pois tem o objetivo básico de ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água; para proteção de áreas de recarga de aquífero; para ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais na região de Ibiúna, especialmente para plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água. O incentivo ao Programa Nascentes é uma das ações como metas previstas no Plano Municipal da Mata Atlântica, elaborada e aprovada recentemente.

Cadastre-se na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e na Secretaria Municipal da Agricultura. Para mais informações: (15) 3241.5129 - Secretaria do Meio Ambiente e (15) 3241. 2410 – Secretaria da Agricultura.