Caminhada Outubro Rosa leva conscientização para mulheres

 

A Caminhada Outubro Rosa, em Ibiúna, aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), saindo do Posto de Saúde Central e indo até à Praça da Matriz, contou com mais de 50 participantes e serviu para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção.

João Mello, prefeito de Ibiúna, falou sobre a Caminhada. “Esse é o mês da conscientização, mas é importante que as mulheres habituem-se a se consultar e prevenir. A Caminhada, chamando as mulheres para essa Campanha é fantástica. Estamos felizes com o número de participantes”, disse.

O secretário de Saúde, Samuel Rodrigues, falou sobre o Outubro Rosa. “Queremos conscientizar as mulheres sobre a importância de se cuidarem, de realizarem exames, de se prevenirem contra o câncer de mama e câncer no colo do útero. Essa é a nossa intenção”, frisou. “Temos uma programação especial para esse mês, com a Caminhada e o mutirão do Papanicolau”, finalizou.

A programação Outubro Rosa em Ibiúna

Além da caminhada, realizada na última quinta-feira (18), outros dois eventos estão marcados. No dia 19, acontece a Coleta de Papanicolau em todos os Postos de Saúde para mulheres entre 25 e 64 anos, a ação se repete no dia 27, mas, apenas, no Posto de Saúde Central.

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

 

              

 

registrado em: ,