Creche Municipal implanta projeto de cultivo de horta

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Escola Municipal Nova Esperança implantou o projeto “Horta – Plante Esperança”, desde 2017, e cultiva diversos tipos de alimentos com as crianças desde o berçário I até o maternal II – alunos a partir de quatro meses até três anos de idade. A iniciativa é dos professores, alunos, funcionários e pais de alunos da unidade escolar. No projeto os alunos aprendem desde cedo a conscientização da importância do cultivo de hortaliças. Onde é um sucesso junto aos alunos.

De acordo com o núcleo de professores da creche, a educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorando uma relação com a natureza e os impactos que a ação humana pode causar em âmbito ecológico proporcionando ações práticas.

Dentre os objetivos alcançados com o projeto, destacam-se o interesse das crianças para o cultivo de horta e o conhecimento de todo o processo de germinação; dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos, criando uma área verde e produtiva pela qual todos se sintam responsáveis da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.

Além disso, a horta abraça toda a comunidade, trazendo para mais perto da escola os pais e demais familiares dos alunos, considerados parceiros essenciais no processo educacional.

“As crianças são multiplicadoras porque levam para casa o que aprendem nas aulas. Assim, a influência da horta não se restringe apenas à escola. O resultado de nosso projeto são alunos mais conscientes, sabedores desde cedo que é necessária uma mudança de postura da sociedade em relação à natureza”, comenta a diretora da unidade, Roseli Coutinho.