Escola Municipal do Morro Grande desenvolve projeto de leitura com alunos, pais e comunidade

A equipe da E.M. “Bairro Morro Grande” não tem poupado esforços para oferecer uma educação de qualidade para os seus alunos. Localizada à Estrada Municipal Benedito Domingues Vieira s/nº, no Bairro do Morro Grande, é uma Escola de Educação Básica.

Os protagonistas da educação buscam o envolvimento global de suas atividades, visando fortalecer a relação do trabalho educativo a sua função social, permeando todos os caminhos planejados desde o início do ano letivo, para contextualizar o aprendizado, favorecendo a formação intelectual dando potencialidades para a construção de habilidades comuns, elaboração de situações transdisciplinares, que possibilitem romper com paradigmas.

Sendo assim a professora coordenadora pedagógica, Fátima juntamente com diretora Eliete e professores, elaboraram o projeto “Construindo saberes ressignificando ações no espaço educativo”. Esse trabalho consistiu na aplicação de ambiente lúdico; através da Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que está oferecendo a formação sobre aprendizagens com foco na leitura, com base nisso foram colocados cantos de leituras na escola, pois a unidade escolar está trabalhando o projeto de leitura “Era uma vez Contos e Encanto”.

Por meio dessa prática está incentivando ainda mais à leitura, colocando cantinhos de madeira para leitura nos pontos de ônibus do bairro, enquanto o público espera o coletivo passar pode ler e deixar os livros para as próximas pessoas, e também cantinhos de leitura no portão da escola para os pais e /ou responsáveis lerem enquanto esperam a criança sair da escola.

São realizadas reuniões pedagógicas, conselhos de classe participativo, reunião e questionários com os pais, Ler e escrever/EMAI, apresentações no culto à bandeira, premiação de projetos meio ambiente (descarte consciente do óleo de cozinha), recreio divertido, onde é organizado com cronograma e brinquedos confeccionados e desenhos de jogos no chão.

“Podemos através destes projetos desenvolvidos analisar a relação professor-aluno, aluno-aluno, no ambiente escolar, dispondo métodos alternativos de ensino como um componente metodológico no auxílio ao educador a uma prática pedagógica reflexiva, fundamentando ações que possibilitem a construção de conhecimentos”, comentou a gestora da escola Eliete Dias Pedroso de Oliveira.