Ibiúna tem programação especial para “Outubro Rosa”

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma programação especial para o “Outubro Rosa”, uma campanha que tem por objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No dia 18, quinta-feira, às 9h, acontecerá a Caminhada, que sairá do Posto de Saúde Central e irá até à Praça da Matriz, onde médicos e enfermeiros irão orientar sobre o câncer de mama. No dia 19, acontece a Coleta de Papanicolau em todos os Postos de Saúde para mulheres entre 25 e 64 anos, a ação se repete no dia 27, mas apenas no Posto de Saúde Central.

“É importante o diagnóstico precoce. “Para isso é necessário que os exames de rotina sejam feitos com regularidade. O câncer é uma doença terrível, que afeta, não só a vítima, mas como a família, e a prevenção é essencial para que a gente diminua os casos da doença”, disse João Mello, prefeito de Ibiúna.

Samuel Rodrigues, secretário de Saúde, também falou sobre a campanha. “É um mês importante para a Saúde, pensamos com carinho nessas ações e queremos convidar as mulheres para participarem”, comentou.

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.