Prefeitura de Ibiúna participa da 52ª Plenária do Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê

A Prefeitura de Ibiúna por meio da Secretaria Municipal do Meio ambiente, participou recentemente da 52ª Plenária do Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê, onde foi comemorado os 23 anos do Comitê de Bacias. Na reunião foi deliberado sobre a hierarquização dos pleitos 2018, a serem encaminhados à Secretaria Executiva do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (SECOFEHIDRO), e aprovado por unanimidade a proposta de Elaboração do Plano Diretor Ambiental com sistema WEBGIS no município de Ibiúna, ao qual será encaminhado aos agentes técnicos da Secretaria de Estado.

Também foram discutidos diversos assuntos, entre eles, a proposta junto ao Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso). Na ocasião, foi anunciado o convênio do Ceriso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para implantação do Plano Integrado de Resíduos Sólidos na região, que terá o financiamento através do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), no valor de R$ 1,3 milhão aos municípios integrantes do consórcio.

O município de Ibiúna também participa do projeto de revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico, onde já estão sendo analisados por agentes técnicos do Estado. Vale ressaltar que Ibiúna ainda integra à equipe do Plano Diretor de Drenagem Rural (Erosão) que está em fase final de revisão, com previsão de entrega dos relatórios para o final de novembro deste ano.

“Participar ativamente do Ceriso, só trará benefícios ao município de Ibiúna, justamente porque, ações como estas consorciadas, otimizam os recursos financeiros e ganham um ponto a mais no que se refere a prioridade de acesso aos recursos, por agregar inúmeros municípios. A Secretaria do Meio Ambiente, tem participado ativamente das decisões e reuniões junto ao Ceriso e irá dar sequência na sua participação, disse o secretário do Meio Ambiente, Jean Marcicano.