Projeto 'Piloto de Floresta Urbana' tem seu primeiro plantio em Ibiúna

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu início ao projeto 'Piloto de Floresta Urbana' que foi implantado na rua Venezuela, centro de Ibiúna, próximo à escola Estadual Laurinda Vieira Pinto. Cerca de 14 árvores nativas foram plantadas nas calçadas verdes com mais de 12 árvores existentes num trecho de aproximadamente 174 metros de via, em ambos os lados, com porte que varia entre dois a quatro metros de altura.

A iniciativa tem como objetivo arborizar os dois lados da rua, com árvores nativas de diferentes espécies, para que futuramente elas cresçam e as copas das árvores se unam formando um "túnel verde".

A implantação do projeto traz melhorias tanto na qualidade do ar quanto na temperatura do ambiente, preserva o meio ambiente, além de proporcionar sombra e beleza estética, respeitando o espaço adequado das árvores em relação à calçada e proporcionando maior infiltração da água no solo.

Sobre o Programa Municipal VerdeAzul (PMVA)

Lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A implantação do Piloto de Floresta Urbana é uma das ações prevista na diretriz de arborização urbana.

Confira abaixo os tipos de árvores implantadas e existentes no piloto de floresta urbana na rua Venezuela:

Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus);

Ipê-amarelo – (Tabebuia chrysothicha);

Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa);

Urucum (Bixa orellana);

Algodoeiro (Gossypium);

Ingá do brejo (Fabaceae - Mimosoideae);

Guanandi (Calophyllum brasiliense Cambess);

Pata de Vaca (Bauhinia forficata).