Ideb: escola municipal atinge meta proposta para 2022

A Escola Municipal Joana Maria de Góes, localizada no bairro do Piaí de Cima, obteve a maior pontuação na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação, em Ibiúna. Com a média de 7.4, a escola bateu a meta proposta para o ano de 2022, que era de 5.6.

O Ideb é o indicador estatístico que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira, possibilitando o diagnóstico e atualização da situação escolar em todos os âmbitos.

“O comprometimento de toda equipe, a competência e a vontade de trabalhar da melhor forma possível fazem toda a diferença, além de algumas estratégias pedagógicas, que se fazem necessárias”, disse a diretora da unidade, Maria Ângela de Jesus Rodrigues.

A diretora esclareceu que existe um trabalho contínuo de base nos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos da escola. “Quando a criança chega no 4º ano a professora faz um trabalho mais direcionado com aqueles que ainda não conseguiram alcançar uma boa média e ela segue com esses alunos para o 5º ano, onde fazemos todo um trabalho com provas bimestrais, Projeto Leitura com apoio dos pais, Ler e Escrever, reforço em sala de aula e apostila trabalhada em casa para que eles se sintam prontos para avaliação.

“Parabenizamos aos alunos e seus responsáveis pelo empenho e compromisso assumidos juntos à escola na busca de melhorar sempre”, completou a diretora.

Sobre Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar.

O Ideb foi criado em 2007. O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de 0 a 10. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022.