Parceria entre Prefeitura, ONG e Uniso leva projeto de saúde bucal para Escola Municipal

A Escola Municipal “Padre Elídio Mantovani” está proporcionando para mais de 400 alunos a educação bucal, através de uma parceria entre a Prefeitura de Ibiúna, a ONG Ação e Cidadania e a Universidade de Sorocaba (Uniso). A ideia do Projeto Diálogos e Ações é levar saúde, educação e sustentabilidade aos estudantes. Na sexta-feira (14), 44 alunos de Odontologia da Uniso estiveram na Escola, pela segunda vez.

Na primeira visita, os graduandos de Odontologia fizeram atividades lúdicas com as crianças, para se aproximarem e adquirir a confiança dos alunos. Na sexta-feira, aconteceu a segunda visita, onde foram ensinados os movimentos corretos da escovação. A terceira, e última, vez dos futuros dentistas na escola está programada para o dia 28, onde eles ensinarão as crianças a escovarem corretamente os dentes com uso do creme dental.

João Mello, prefeito de Ibiúna, comentou o projeto: “A Iniciativa é maravilhosa. É bom incentivar a saúde das crianças e a bucal não é diferente. É gratificante ter grandes parceiros, como a ONG e a Uniso, nesse trabalho. Vamos continuar trabalhando e faremos de tudo para manter esse projeto”, disse.

Carlos Muzilli, coordenador do curso de Odontologia da Uniso, falou sobre o projeto. “A ONG nos procurou e mostrou o projeto. Achamos interessante e começamos a trabalhar no projeto, que foi dividido em três partes. Primeiro construímos uma proximidade dos graduandos com os alunos, depois ensinamos a eles os movimentos da escovação e por último, será feita a demonstração de como os dentes precisam de mais atenção. É uma ideia que todos ganham. Tanto os graduandos quanto os alunos da escola”, comentou.

Maria Aparecida Ribas, conhecida como Cida Ribas, é presidente da ONG Ação e Cidadania e comentou sobre a iniciativa. “É um projeto, “Diálogos e Ações”, que estamos trabalhando com as crianças da rede municipal de ensino, desde o começo do ano. Esperamos levar saúde, educação e sustentabilidade para elas. Agora é o projeto de higiene bucal, com uma parceria entre a ONG, a Uniso e a Prefeitura”, falou.

As crianças receberam da ONG escovas de dentes, que ficarão na escola e serão utilizadas diariamente por elas, além de pastas de dentes que serão distribuídas no último dia do projeto.