Prefeitura implanta "Programa Hiperdia" no Posto de Saúde Central

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando o "Programa Hiperdia", que assistirá aos pacientes portadores de hipertensão e diabetes, na sala 2, do Posto de Saúde Central.

O Programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial para fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

No momento, estão sendo realizados cadastros dos pacientes e consultas de enfermagem, na qual a avaliação é composta por anamnese - que é o histórico de doença familiar -, peso, altura, circunferência abdominal, orientação nutricional, além das consultas médicas. Após todo esse processo de cadastramento, o paciente receberá o kit com aparelho, fitas reagentes e lancetas.

Os dados coletados a partir do cadastro e acompanhamento ajudam a definir o perfil da população local e as estratégias de saúde pública a serem adotadas para melhoria da qualidade de vida e redução do custo social com tratamento das doenças.

Para se cadastrar no Sistema Hiperdia, o interessado pode procurar a equipe de Enfermagem no Posto de Saúde Central, na Avenida São Sebastião, 369.