Prefeitura realiza campanha do Setembro Amarelo

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima semana, uma programação especial do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Organizado pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) II, os eventos serão entre os dias 24 e 27, sendo que no último terá uma caminhada do CAPS à Praça da Matriz.

No primeiro dia de evento (24), às 9h, a psicóloga Dra. Suzana Zil dará a palestra “Conversando abertamente sobre o suicídio”; na terça-feira (25), as psicólogas Dra. Dayane Sena e Dra. Sheila Soares falarão sobre “Suicídio, modo de prevenção”, às 14h; no dia 25, quarta-feira, às 9h, a palestra “Promoção à vida”, será feita pela psicóloga, Dra. Daiane Rodrigues. Na quinta-feira (26) está programada uma caminhada de prevenção ao suicídio e logo após uma roda de conversa sobre o assunto.

Todos os eventos estão programados para acontecerem no CAPS II, que está localizado na rua Álvaro de Almeida Leme, nº271 – Jd Nova Ibiúna.

Prevenção ao suicídio

Pessoas que apresentem os sintomas abaixo podem ser propensas a cometer suicídio. Alerte-se!

- Comportamento retraído, dificuldade para se relacionar com família e amigos;

- Casos de doença psiquiátrica;

- Alcoolismo;

- Mudança de personalidade, pessimismo, depressão ou apatia;

- Mudança de hábito alimentar e de sono;

- Tentativa de suicídio anterior;

- Odiar-se, sentimento de culpa, se sentir sem valor ou vergonha de algo;

- Perda recente importante como: morte, divórcio, separação;

- Histórico familiar de suicídio;

- Sentimento de solidão, impotência, desesperança;

- Cartas de despedida;

- Falar repetidamente em morte ou suicídio.

Caso você note algum desses sintomas em pessoas próximas, ajude!

- Seja solidário;

- Ofereça seu tempo para uma conversa, com calma, aberta, de aceitação e não de julgamento;

- Ouça com cordialidade;

- Tenha empatia com as emoções das pessoas;

- Expresse respeito pela opinião e pelos valores da pessoa;

- Mostre preocupação e ofereça a busca de ajuda com profissionais especializados.