Prefeitura realiza testes rápidos contra DSTs

A Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, por meio da Vigilância Epidemiológica, está oferecendo, diariamente e, de forma gratuita, testes rápidos contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona rural e no Posto de Saúde Central.

Os testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, estão sendo feitos nas UBSs do Campo Verde, Capim Azedo, Carmo Messias, Cupim, Gabriel, Lageadinho, Morro Grande, Paiol Pequeno, Paruru, Piaí, Pintos, Ressaca, Vargem do Salto e Verava, das 8h às 17h. No Posto de Saúde Central, os interessados em fazerem os testes, devem procurar a sala de vacina, das 8h às 13h. Já as mulheres grávidas, devem solicitar na área de ginecologia, assim que iniciarem o pré-natal.

“É uma ação muito importante. Devemos ter o cuidado com essas doenças e estes testes nos possibilitam a prevenção contra elas e o diagnóstico de pessoas que possam estar com essas doenças e, assim, darmos o atendimento necessário”, comentou o prefeito João Mello.

Elisângela Cardoso Pires é diretora da Vigilância Epidemiológica e falou sobre os testes. “Todas as pessoas devem fazer. Reforço, devem fazer, é importante falarmos sobre prevenção para os que não têm as doenças e diagnosticar as pessoas que têm. Então, repito, todos devem fazer os testes”, finalizou.