Projeto "Mãe Ibiunense" promove sua primeira reunião

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na sexta-feira (31), o lançamento do projeto pioneiro "Mãe Ibiunense", no setor de Ginecologia/Obstetrícia, no Centro de Saúde Dr. Arcy Bandeira, que reuniu 21 futuras mamães. O objetivo principal é proporcionar troca de experiências, aprendizado, informações, entre outros. Esse primeiro encontro foi com gestantes já cadastradas na Unidade e que já fazem o acompanhamento do pré-natal.

A primeira edição funcionou como um projeto piloto de muitas atividades que a Prefeitura de Ibiúna e a Secretaria Municipal de Saúde pretendem levar para as mães do município e, inclusive, essas mães poderão sugerir ações para serem analisadas e, havendo disponibilidade, incorporadas ao projeto. A reunião teve a enfermeira Katiucia como palestrante e apoio das enfermeiras Ionara e Sônia e a auxiliar de enfermagem Débora, além da participação da Secretaria de Assistência Social.

Já na abertura do pré-natal as gestantes são orientadas a deixar o nome para participar do projeto, onde as reuniões acontecem na última sexta-feira do mês, às 14h.

Entre os objetivos do projeto estão: aproximar as gestantes do Posto de Saúde Central, assim criando um vínculo afetivo e de confiança com os serviços ofertados pelo município, nas Unidades Básicas de Saúde contempladas com o “Programa Estratégia em Saúde da Família” (ESF), garantir um pré-natal de qualidade, detectação de má formação congênita precoce, auxílio e encaminhamento para as referências de gestação de alto risco, importância da amamentação, aporte nutricional, combate ao tabagismo na gestação e acompanhamento da gestante em trabalho de parto em parceria com o Hospital Municipal.

O evento contou com sorteios de kits (enxoval) e brindes, para as participantes.