Saneamento básico: obra do Paruru já foi licitada pela Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos

Recentemente, o prefeito de Ibiúna, João Mello, acompanhado do secretário municipal do Meio Ambiente, Jean Marcicano, esteve reunido com secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari. Na pauta diversos assuntos, entre eles o “Pagamento por Serviços Ambientais” (PSA) no município visando os produtores rurais.

Os serviços ambientais são muito valiosos para o bem-estar e a própria sobrevivência do homem, pois do meio ambiente dependem as atividades humanas. Como exemplo, podemos pensar no esforço e tempo que seriam necessários para a transformação de toda a matéria orgânica existente nas florestas em nutrientes, se não existissem os decompositores que o fizessem “de graça”.

Durante o encontro, o prefeito teve duas boas notícias do secretário de Estado: a obra de saneamento básico no Distrito do Paruru já foi licitada e assinada a Ordem de Serviço para que seja iniciada; as obras de saneamento básico no Bairro do Ressaca, que estavam paralisadas, tem previsão para ser retomada em 2019.

“São duas obras importantes que vão trazer muitos benefícios para o município na questão de saúde para a população. Elas irão melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano [IDH], dentre outros benefícios que o esgoto tratado traz para a população”, explicou o prefeito João Mello.

Além da pauta discutida com secretário de Estado, foi pontuado que a Secretaria do Meio Ambiente também vem acompanhando as obras de melhorias de contrapartida com a SABESP local e regional. Segundo apontado no último relatório de acompanhamento enviado por técnico responsável, algumas dessas obras obtiveram até 100% em sua execução, como é o caso do reservatório de água do Bairro da Figueira, Rio de Una, Cupim, Vargem do Salto, Salto e Saltinho.