Secretaria do Meio Ambiente dá posse ao Condema Jovem de Ibiúna

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria do Meio Ambiente deu posse durante solenidade na quinta-feira (13), aos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente Jovem – Condema Jovem, formado por jovens estudantes das Escolas Estaduais Maria Angerami Scalamandré e Profa. Laurinda Viera Pinto. A cerimônia foi realizada no Auditório da Secretaria de Educação.

Primeira instituição do gênero no Brasil, o meio ambiente do município ganha, com essa iniciativa, em sua proteção e defesa, a força da juventude ibiunense. E, como destacaram palestrantes, surge uma nova esperança, por meio da conscientização e de ações concretas, no espírito de preservação contínua do meio ambiente, já bastante castigado, seja pela poluição das águas ou pela derrubada das matas para fins de especulação imobiliária.

O secretário do Meio Ambiente Jean Marcicano, destacou a necessidade de inserir os jovens no contexto ambiental, e por isso foi criado o Condema Jovem. “Os jovens são nossos grandes parceiros e vão ajudar o município a ter uma posição de destaque no cenário, por meio de iniciativas dessa natureza”, disse.

Representando o prefeito João Mello, quem discursou foi Jonas de Campos, secretário de Governo, que enfatizou todo apoio que a administração vem dando e investindo no meio ambiente. “Em nome do prefeito parabenizo as escolas, diretores, professores e alunos pela confiança e participação nesse projeto tão importante para o nosso meio ambiente”, destacou Jonas.

Juan Aparecido dos Santos, um adolescente de 16 anos, é o primeiro presidente do Condema Jovem de Ibiúna. Juan disse que o primeiro projeto do Conselho já está decidido: recolhimento de óleo usado nas residências. “Com o óleo, vamos produzir sabão e entregá-lo àqueles que forneceram o óleo.”

“Vamos nos reunir em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês para trocar ideias. Todas as escolas do município serão convidadas a participar.”

Participaram da solenidade Celso Rizzieri, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente – Condema (adulto); Dr. Roberto Wagner Lourenço, da Unesp – Sorocaba; Dr. André Cordeiro, da UFSCAR – Campus Sorocaba, Jecely Ellen Bacan Silva, diretora e Ângela Maria Vieira de Moraes, vice-diretora da E.E. Profa. Laurinda Vieira Pinto, Rosane Edmaig Arruda Dias, diretora e Marcia Barretti Elias Truvillo, vice-diretora da E.E. Maria Angerami Scalamandré; Dra. Eleusa Maria da Silva, OAB-Votorantim e coordenadora da Câmara Técnica de Proteção das Águas do CBH-SMT, secretários municipais e a imprensa local.

Membros do Condema Jovem

Presidente, Juan Aparecido dos Santos Barbaes; vice-presidente, Larissa Teixeira Biserra. Membros: Andrei Felipe Valandro, Camila Cristina Vieira de Moraes, Wimilyn Tayná, Juan Aparecido dos Santos Barbaes, Richard França Jesus Wilxenski, Christian Guilherme Valença da Silva, Leonardo Maciel Vieira, Izabelly Leite Albuquerque, Geovana Silva Ribeiro da Costa, Carlos Henrique Barbosa, Ryan França Jesus Wilxenski, Larissa Teixeira Biserra, Deivid Willian, Marcelo Silvestre, Lucas Oliveira Soares Rodrigues, Gian Pereira, Sérgio Wicles Máximo Souza, Felipe Massaharu, professoras Jenly Haruka Konishi e Rita Fujii Pecci.