Biblioteca Municipal trabalha em parceria com a Secretaria de Assistência Social

Sempre trabalhando na intenção de utilizar os espaços municipais como um instrumento sociocultural foi construída uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Assistência Social, por meio de um trabalho articulado entre Biblioteca Municipal e a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Nessa parceria, a Biblioteca recebe jovens e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social para a prestação de serviço comunitário. O desenvolvimento de atividades socioeducativas os coloca em contato com os livros a partir das tarefas de zelar pela manutenção, limpeza e organização do acervo.

Dentro de um espaço repleto de referências e incentivo à leitura, espera-se que o contato neste contexto seja produtivo e inspirador à formação social desses jovens e adolescentes, uma vez que, muitos deles afirmaram ser a primeira vez que haviam entrado em uma biblioteca.

A equipe do CREAS mantém acompanhamento técnico regular dos adolescentes e jovens, e também ao contexto familiar que estão inseridos. Além disso, há uma constante articulação entre os dois setores, através de contatos pessoais e relatórios de supervisão elaborados pelo funcionários da biblioteca.

Ambos setores, Biblioteca Municipal e CREAS, visam trabalhar conjuntamente para promover o pleno e integral desenvolvimento social de jovens e adolescentes em situação de risco no município, ofertando a oportunidade de reinserção social em um espaço lúdico e cultura