Educação promove palestra para profissionais da Educação Infantil da rede municipal

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu no último dia 29 de março, no Centro Olímpico, a palestra: “Um novo olhar para a Educação Infantil à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” que foi ministrada pelo Professor Doutor Andrei Alberto Müzel, atual secretário municipal da Educação de Itapeva/SP e membro da diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (UNDIME).

O evento foi realizado para todos os profissionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Ibiúna. A BNCC estabelece a Educação Infantil como etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças e que é preciso garantir os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Não é possível considerar essa primeira etapa da Educação Básica apenas como um lugar de cuidados básicos de higiene, mas deve-se considerar que cuidar e educar são ações constantes para o desenvolvimento integral da criança.

Na Educação Infantil a criança é o centro do processo educativo na qual se forma como um sujeito que levará para sua formação de vida tornando-se um ser crítico, participativo e criativo. Será constituído através da valorização dos seguintes conceitos: a formação do vínculo primeiramente através do afeto, ações de conhecer e explorar o mundo, o incentivo à autonomia para que a criança aprenda a enfrentar e superar os obstáculos, respeito ao tempo de cada criança uma vez que ela é o sujeito do processo educativo e o brincar como resultado da construção do conhecimento através da exploração do espaço, interações sociais, manipulação de objetos como busca de respostas às suas curiosidades e indagações.

O encontro foi marcado pela partilha de momentos vivenciados na trajetória profissional do palestrante, vivências estas que demonstraram a importância do profissional se autovalorizar e acima de tudo realizar o seu trabalho com excelência e afeto. Educar é um processo de troca de cultura como expressão humana, troca de linguagens em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. “A Educação Infantil brasileira foi composta com o compromisso de leveza na escrita, mas ao mesmo tempo, intensidade reflexiva para bem dialogar com todos que trabalham, interagem ou pretendem trabalhar com a criança pequena”. (Educação Infantil: Cultura da Infância”, 2016 – Andrei Alberto Müzel).

Portanto, para que as crianças tenham o desenvolvimento integral é preciso que a escola seja o espaço de formação para todos que estão envolvidos no processo educativo e que não se forma um sujeito sem pesquisa e sem proposta.