Ibiúna participa da 54ª Plenária do Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, participou recentemente, da reunião da 54ª Plenária do Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê (SMT), realizado no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - Heineken Brasil.

A pauta tratou da deliberação sobre a composição da plenária do Comitê gestão (abril de 2019 a março de 2021), ao qual o município de Ibiúna mais uma vez teve destaque, ocupando titularidade nas principais câmaras técnicas do colegiado, sendo elas: Câmara Técnica de Proteção das Águas, Câmara Técnica de planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos e Câmara Técnica de Saneamento. Desta vez, Ibiúna ocupará uma cadeira no Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN), representando todos os municípios do Comitê de Bacias (SMT), bem como representação no Fórum Paulista de Comitês, juntamente com o município de Sarapuí.

O município de Ibiúna assinou o termo de cooperação técnica com mais outros 13 munícipios da Bacia, com o objetivo de realização de ações efetivas em prol do meio ambiente com foco no atendimento das metas do Plano de Bacias, atendimento da diretiva do Programa Município Verde Azul – PMVA, principal programa de gestão ambiental da Secretaria Estadual  de Infraestrutura  e Meio Ambiente, assim como estar relacionado a umas das articulações da região metropolitana de Sorocaba com base na proteção e preservação da mata atlântica. Uma das metas proposta no termo é o reflorestamento de áreas e ações de limpeza e coleta de lixo nos corpos hídricos, em especial na represa de Itupararanga e seus afluentes. O termo terá um prazo de validade de 3 anos com cronograma de metas estipuladas.

Outro ponto em destaque, foi a apresentação dos resultados obtidos da ação Intermunicipal da Semana da Água, onde Ibiúna participou e foi um dos articuladores desta ação. O gestor da APA de Itupararanga, Mi Gomes, fez a integração dos dados e destacou os resultados que foi apresentado na plenária, o que se notou foi um importante avanço nas mobilizações regionais entre municípios e Comitê de Bacias. Os resultados obtidos ao todo foram: 36.000 m² de área restaurada, 6 mil mudas de árvores nativas plantadas, mais de uma tonelada de lixo coletado às margens dos corpos hídricos e um alcance de 9 mil pessoas na bacia do Sorocaba e Médio Tietê.