Profissionais da Saúde recebem capacitação para prevenção e controle de escorpiões

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, promoveu, no dia 28 de março, treinamento com o tema “Biologia e Atividade para Controle de Escorpiões”, que contou com aproximadamente 50 pessoas da Vigilância Ambiental em Saúde, Zoonoses e Agentes Comunitários de Saúde.

Ministrado pelo Engenheiro Agrônomo da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Silvio Carvalho da Silva, o treinamento teve o objetivo de orientar os profissionais sobre medidas de prevenção e controle destacando que o uso de inseticidas não resolve o problema de infestação e que a melhor maneira de controle é o manejo ambiental, que é a mudança do ambiente para evitar a presença desses aracnídeos.

Além disso, os profissionais puderam analisar dois tipos de escorpiões (Tityus Serrulatus e Tityus Bahiensis), os mais comuns da região, conhecidos como escorpião amarelo e marrom, respectivamente, aprendendo a distingui-los, visto que a cor não é critério para distinção de espécies.

Nas últimas semanas foram noticiadas infestações em vários municípios, porém Ibiúna não apresenta esse quadro, sendo essa capacitação uma medida preventiva.

 

registrado em: ,