Alunos da Educação Infantil terão mais tempo de aula

A partir do ano de 2020, os alunos da Educação Infantil terão incremento na carga horária. As crianças passarão mais tempo na escola, onde poderão se dedicar às atividades pedagógicas. De acordo com a Secretaria de Educação, a medida representa um ganho significativo em termos de aprendizado.

Com a mudança, os alunos passarão 4h20, por dia, nas escolas – um acréscimo de 167 horas na carga horária total, que passa de 633 para 800 horas/aula por ano.
O principal ganho pedagógico é que, com o incremento, a municipalidade consegue garantir aos alunos todos os direitos de aprendizagem previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). São eles: “Brincar”; “Explorar”; “Expressar” e “Conhecer-se”.

“Essa alteração na carga horária terá reflexos muito positivos para nossas crianças”, afirma o prefeito João Mello. “As crianças passarão mais tempo na escola, onde poderão aprender, brincar e conviver com os coleguinhas. Certamente, uma decisão que renderá bons frutos”, aponta.

Já o secretário da pasta, Paulo Dias do Carmo, ressalta que, com a ampliação da jornada, o Município poderá garantir aulas de Educação Física para os alunos da pré-escola (4 e 5 anos). “É uma conquista para os estudantes, pois, após 21 anos de municipalização, Ibiúna era o único município da região que não contava com esse profissional inserido na grade curricular”, conclui.