Ibiúna marca presença no debate sobre “As competências para o Século XXI

O mercado profissional do século XXI exige que os jovens tenham aptidões fora do tradicional. Porém, a metodologia de ensino brasileira ainda responde a modelos e demandas antigas. E para debater esse cenário, especialistas da área de educação estiveram reunidos no evento “As competências para o Século XXI”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da FGV EBAPE, no dia 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro. 

Ibiúna esteve representada pelo secretário municipal de Educação, Paulo Dias do Carmo, que relatou a importância do município em participar de eventos como esses, voltados para a metodologia de ensino e para profissionais do futuro. 

O evento foi dividido em 4 painéis, e entre os temas estavam como ensinar e estimular as crianças a desenvolverem essas competências e habilidades desde cedo, e como aplicar esse modelo nos currículos escolares. Dentre as aptidões socioemocionais esperadas destacaram-se a empatia, a resiliência, a estabilidade emocional, a capacidade de tomada de decisões e o desenvolvimento do pensamento crítico. 

Para falar sobre os temas foram convidados: a diretora do CEIPE FGV, Claudia Costin, que tratou das tendências do futuro e sobre como preparar as crianças e os jovens para construírem o amanhã; a doutora em Economia da Educação pela Universidade de Stanford e cofundadora da Organização Enseña Chile, Susana Claro e os pesquisadores e professores Daniel Santos (USP Ribeirão Preto), Ricardo Primi (USF Bragança Paulista) e Tássia Cruz (FGV Brasília/CEIPE). Também participaram o Secretário de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima e o Gerente-Executivo e Professor da Eleva Educação, Caio Lo Blanco, que apresentaram experiências práticas de como essas competências vêm sendo aplicadas.

registrado em: ,