Informe da Secretaria Municipal de Agricultura

 

A Secretaria de Agricultura de Ibiúna informa que vem acompanhando o caso de mortalidade repentina e em massa das abelhas de propriedade do apicultor João Adão de Moura Leal, no bairro de Piratuba.

Em dezembro de 2018, o produtor procurou orientação junto à Secretaria de Agricultura e Secretaria do Meio Ambiente, devido à grande quantidade de abelhas encontradas mortas em seu apiário.

Amostras de abelhas foram coletadas na ocasião e enviadas para análise em laboratório especializado na pesquisa de resíduos de uso agropecuário. O resultado da análise revelou a presença do composto Flutriafol (grupo dos triazóis), encontrado em fungicidas de uso agrícola.

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo - órgão responsável pela fiscalização do uso e comercialização de agrotóxicos - foi notificada sobre a ocorrência de mortalidade no apiário e sobre o resultado da análise que atestou a presença da substância Flutriafol nas abelhas.

Enquanto aguarda direcionamento do órgão estadual, as Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente pretendem trabalhar em conjunto no mapeamento das áreas em que se verificou grande mortalidade nas colmeias.

A finalidade da pesquisa a campo é tentar descobrir, em seu âmbito de atuação, em quais circunstâncias se deu a morte das abelhas e a tomada de medidas necessárias para evitar novas ocorrências.

O trabalho inclui a busca ativa de casos confirmados de morte de abelhas, orientação ao produtor rural sobre boas práticas agrícolas e conscientização sobre o uso correto dos agrotóxicos.

A Secretaria da Agricultura de Ibiúna está localizada na Avenida São Sebastião, 497, Centro. Para mais informações (15) 3241-1554.

registrado em: ,