Prefeitura de Ibiúna firma convênio com a UNICAMP

 

Na última segunda feira (25), a Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu pesquisadoras da UNICAMP, para celebração de convênio entre a renomada Universidade e a Prefeitura Municipal.

A pesquisa faz parte de um consórcio internacional compostos por laboratórios espalhados em três continentes – Europa, África do Sul e América do Sul. Pertence ao projeto Few Belmont Forum e Urban Living Laboratory, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

“Entre outros tantos municípios, Ibiúna foi contemplada com este projeto, devido suas participações ativas em várias reuniões e municípios, através dos conselhos de Segurança Alimentar Estadual, da região Metropolitana de Sorocaba e da região Metropolitana de São Paulo, além do apoio e empenho do prefeito João Mello”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Fernando Torre.

O projeto tem como objetivos: Investigar na área do município de Ibiúna; as cadeias agrícolas de produção de hortícolas folhosas; Mapear as condições de sustentabilidade das relações entre o uso de água e a produção daqueles alimentos em uma amostra de propriedades rurais do mesmo município.

O período da execução do projeto são de 30 meses, totalmente custeados pela FAPESP, sem ônus nenhum para os cofres municipais. Ao término da pesquisa será proposto um modelo de produção mais sustentável em relação ao uso da água, elevando o teor de sustentabilidade do município.

A proposta é oferecer um modelo de produção mais sustentável em relação aos recursos naturais, principalmente a água, ou seja, produzir mais, gastando menos!

Além do objetivo principal, a UNICAMP abre as suas portas para trazer soluções dos diversos problemas da produção rural, oferecendo a médio e longo prazo benefícios e resultados para esta importante atividade econômica do município.

registrado em: ,