Prefeitura promove ação itinerante no Carmo Messias

 

Tendo como objetivo prevenir situações de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o projeto “Assistência Social até Você”, tem como foco as pessoas que não têm acesso aos serviços ofertados pelo Governo e que são direito delas, bem como à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Ibiúna por ter os territórios de difícil acesso, foi identificado a necessidade de estabelecer estratégias de descentralização das ações do CRAS-Central, priorizando as áreas mais vulneráveis. Por meio dessas bases itinerantes, o objetivo é garantir a população que mais necessita dos serviços da política de assistência social, que sejam atendidas e tenham acesso aos direitos sociais.

Para isso, às sextas-feiras, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS- Central em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), levará para famílias que residem em territórios distantes, os serviços ofertados pelas equipes como:  Acolhida; Atendimento Social; Orientações sobre os Programas Sociais; Busca Ativa; Inserção no Cadastro Único; Visita Domiciliar e outros no âmbito do SUAS. No último dia (1º/2) o bairro Carmo Messias recebeu o projeto, das 9h às 13h, com a realização de 16 atendimentos com o assistente social, 30 inclusões e atualizações no Cadastro único para Programas Sociais e 8 visitas domiciliares.

 

 

registrado em: ,