Programa Criança Feliz atende 34 famílias em Ibiúna

A prefeitura de Ibiúna aderiu desde 2017, ao Programa Criança Feliz (PCF), desenvolvido pelo Governo Federal, através da Secretaria de Assistência Social. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares voltadas para o fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencialização da capacidade protetiva das famílias. O programa, que será desenvolvido nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), é voltado especificamente para as crianças de zero a seis anos, para que elas tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável.

Público-Alvo:

• Gestantes;
  • Criança de 0 até 3 anos beneficiários do Bolsa Família;
  • Crianças de 0 até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Metodologia do Programa

Os pilares do programa são as visitas domiciliares e as ações intersetoriais. As famílias participantes são acompanhadas por uma equipe de profissionais capacitados em diversas áreas do conhecimento como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, entre outros e são chamados de visitadores. Eles vão orientar sobre os cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida.

Atuação no município

Com início no município de Ibiúna no ano de 2017, é desenvolvido no território do CRAS-Piaí e implantado no território do CRAS - Central.

Entre os dias 23, 24 e 29 de janeiro de 2019, a equipe do PCF realizou reuniões com as famílias do território do CRAS-Central com a finalidade de apresentar a metodologia e ações realizadas no ano de 2018. Nos três dias, o encontro contou com a presença de aproximadamente 100 famílias.

Atualmente 34 famílias são acompanhadas, e ainda há vagas disponíveis para o público elegível ao programa, tendo como capacidade de 200.

“O Criança Feliz é mais uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças e de melhoria no atendimento às famílias. Estamos com grandes expectativas para o desempenho do programa e quanto à qualidade de vida que ele proporciona à comunidade”, garante o prefeito João Mello, enaltecendo a participação de Ibiúna.

Equipe Executora

Coordenação: