Agentes de Saúde e enfermeiros das UBSs recebem treinamento

A Prefeitura de Ibiúna está oferecendo treinamento, nesta quinta-feira (10) e na sexta-feira (11), para os novos Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros, que fazem parte das Equipes Saúde da Família e, iniciarão os trabalhos na próxima segunda-feira (14), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que já atuam. No total são 60 profissionais que recebem a capacitação.

O treinamento, aplicado pela articuladora da Atenção Básica, Maria Emília Ferreira, da Coordenação Estadual de Atenção Básica/Departamento Regional de Saúde de Sorocaba/SES-SP, visa explicar aos novos profissionais a forma que deve ser realizado o cadastro das famílias de cada bairro e a territorialização, que consiste no conhecimento e realidade das mesmas, além da orientação de saúde em todos os aspectos preventivos e encaminhamentos necessários aos serviços ofertados em Ibiúna.

“No total, são 60 novos profissionais, sendo 48 Agentes Comunitários de Saúde e 12 enfermeiros, terceirizados pela ADEV, que estão passando pelo treinamento. A capacitação é muito importante e permitirá um atendimento ainda melhor às famílias dos bairros. Estamos felizes por começar 2019 assim, trabalhando duro para fazermos uma Ibiúna melhor”, disse o prefeito João Mello.

Os profissionais que passam pela qualificação atuam nas Equipes da Saúde da Família das UBSs: Capim Azedo, Paruru, Vargem do Salto, Morro Grande, Paiol Pequeno, Verava, Piaí, Ressaca e Lageadinho.

“Os profissionais já atuam nas UBSs, mas estão passando por essa qualificação. Gostaria de ressaltar que todos passarão de porta em porta das casas, nos respectivos bairros que trabalham, devidamente identificados. As Unidades funcionam normalmente tanto hoje (quinta-feira) como amanhã (sexta-feira)”, explicou Samuel Rodrigues, secretário municipal de Saúde.