Janeiro Branco: Prefeitura tem programação especial para o mês da Saúde Mental

A Prefeitura de Ibiúna está com programação especial para o Janeiro Branco, mês conhecido pela mobilização da sociedade em favor da Saúde Mental. Com início na próxima quinta-feira (10), o cronograma terminará com uma caminhada, no dia 25 de janeiro.

A programação na cidade acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas rurais e no Posto de Saúde Central e contará com: Palestras socioeducativas, rodas de conversas e atendimento em grupo com psicólogos.

Programação:

Acontecerá uma Palestra Educativa aos profissionais envolvidos nesse Projeto na data de 10 e 11 de Janeiro, que será ministrada pela psicóloga Rosângela Irlandina dos Reis Barreto.

Já no dia 25, uma caminhada encerrará a programação, com a seguinte rota: saída às 10h da área externa do Shopping, localizado na Avenida São Sebastião, nº192 - Centro, descerá a Rua Pinduca Soares e terminará na Praça da Matriz.

“Sabemos que a Saúde Mental tem um papel cada vez mais importante nas nossas vidas. Todo o estresse, emoções e sentimentos despertados no dia a dia, nos fazem passar por momentos de instabilidade, por isso a Prefeitura de Ibiúna está organizando essa programação, com o intuito oferecer um ouvido e uma palavra amiga a quem vem sofrendo com o “mal do século”, disse o prefeito João Mello.

O que é o Janeiro Branco?

Uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

1 – Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.

2 – Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.

3 – Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.

4 – Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.

5 – Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

Para mais informações, você, leitor, pode se encaminhar até a UBS mais próxima a sua residência ou ao Posto de Saúde Central, localizado na Avenida São Sebastião, nº 369 – Centro, Ibiúna. É possível, também, pelos telefones: (15) 3241.1565 ou 3241.5831.