Conferência Municipal do Idoso debate os desafios de envelhecer no século XXI

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, promoveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu na quarta-feira (27/03), no Centro Olímpico.

O tema central da conferência neste foi: ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas’. Este foi dividido em quatro eixos temáticos, sendo que um deles abordará os ‘Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas’. Além disso, houve a divisão ainda por subeixos, como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Outro eixo debatido foi Educação, assegurando direitos e emancipação humana, como também os subtemas ‘Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa’ e ainda ‘Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas’.

A conferência foi aberta com a participação das pessoas interessadas na temática voltada ao idoso. Os participantes puderam escolher um dos quatro grupos temáticos e, cada grupo, elaborou propostas que, com aprovação na plenária final, serão encaminhadas para a Etapa Estadual.

Para debater sobre o tema da conferência, a conselheira, Sebastiana Godinho Delfim e a secretária de Assistência Social, Maria Angélica Gomes, falaram da importância do evento e as diferentes experiências e desafios do idoso.

Para encerrar a conferência, foram eleitos dois delegados do Poder Público, sendo um titular e outro suplente e outros dois para Sociedade Civil que representarão Ibiúna na Etapa Estadual, em dia e local a serem definidos.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Angélica Gomes Balanco, o objetivo da conferência constitui-se em instância máxima de participação governamental e não governamental, “a fim de propiciar reflexões e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa e o impacto nas transformações, como estratégias na garantia dos direitos, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado”.

A Conferência Municipal reuniu o presidente municipal do Conselho do Idoso, Sr. Gregório Guerreiro, o Sr. Ronaldo Baff, representante da Casa Grande Harmonia da Seicho-No-Ie, secretários municipais, sociedade civil, entidades e demais Conselhos Municipais e convidados.