Secretaria Municipal de Educação participa da Pactuação do PVE

O gestor municipal de Educação, acompanhado da técnica mobilizadora, participaram nos dias 19 e 20 de fevereiro da oficina de pactuação do PVE (Parceria pela Valorização da Educação). O evento realizado em São Paulo, contou com a participação de representantes dos 100 municípios de diversos estados. Na ocasião o gestor da Educação assinou a adesão ao programa para o ano de 2019.

É o terceiro ano do programa no município, em 2017 com o tema Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a comunidade se aproximou muito das escolas com um acompanhamento muito mais efetivo da vida escolar de seus filhos, assim como auxiliou os gestores nas tomadas de decisões da escola. Desde então, dentre as tomadas de decisões estão ajudar as escolas a mantê-las arrumadas, por isso pais auxiliam nas pinturas, carpinagem, plantio de hortas, limpeza de jardins, pequenos reparos de hidráulica e elétrica. A Secretaria Municipal de Educação em parceria com os pais, ressaltam o Fortalecimento dos Conselhos Escolares e mostra aos munícipes que a escola pertence a todos, e por isso deve ser cuidada por todos os envolvidos.

Em 2018, o tema proposto foi o acompanhamento das aprendizagens, com a valorização do incentivo à Leitura. A mobilização pela leitura foi tão intensa que gerou frutos que pretendem ser colhidos com várias ações em 2019, a primeira será o Desfile Municipal em comemoração aos 162 de nossa cidade, tema: Leitura. A revitalização do espaço da Biblioteca Municipal, Monteiro Lobato com o Projeto Biblioteca Viva, entre outras.

Neste ano, o compromisso do PVE é identificar um problema educacional específico e definir estratégias para solucioná-lo, mantendo o foco nas três frentes: formação da equipe de secretaria, dupla gestora e grupo de mobilização.

Parceria como essa tem sido uma ferramenta extremamente importante para alavancar cada vez mais a educação municipal de Ibiúna, que na última edição da Prova Brasil, teve como destaque escolas municipais que obtiveram notas acima da média nacional do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).