Esclarecimento: semáforo Av. São Sebastião x Rua Mario Arizono

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Diretoria  Municipal de Trânsito (Dimutran) esclarece a população sobre os semáforos que passaram por manutenção a pouco tempo, e durante a manutenção precisaram ficar desligados, onde notou-se uma melhora significativa na fluidez do trânsito.

Tal fato, após os semáforos voltarem a funcionar normalmente, com todos os dispositivos luminosos devidamente operando, constatou-se o que havia sido notado durante a manutenção, que a função a qual os semáforos foram instalados a alguns anos não mais estava sendo cumprida, que era organizar e reordenar o fluxo de veículos.

O motivo da ineficiência atingida com o passar do tempo é o crescimento da frota municipal e o tráfego comum diário, sofrendo acréscimo ainda maior com a população flutuante aos finais de semana e feriados, devida a quantidade de propriedades de veraneio, pousadas e demais estabelecimentos turísticos.

Prova deste aumento da frota foi uma matéria publicada pelo Jornal do Povo de Ibiúna, em 21 de fevereiro de 2018, onde mostrou a comparação feita nos últimos 20 anos, passando de 10.428 veículos registrados em 1997 para 34.178 em 2017. Em quase dois anos após a emissão da matéria, o número de veículos registrados no município em novembro de 2019 é de quase 55 mil veículos.

Portanto, o desligamento do semáforo se deu de forma operacional, para que o fluxo não seja afetado e, como mostrado nas redes sociais, onde a maioria apoiou tal medida, foi iniciado estudos de modificação da ordem cronológica de atuação deste conjunto semafórico e até a mudança de direção e permissão de retorno neste cruzamento, ou até, sua transferência para outro ponto, para que o material recente revisado seja devidamente aproveitado e volte a operar, eficientemente.