IBGE faz primeira reunião para discutir Censo 2020 em Ibiúna

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, no dia (3/10) à primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento com o Governo do Município. O encontro iniciou a discussão para estratégia e parceria na realização do Censo demográfico 2020 em Ibiúna. A participação do município terá foco na divulgação dos trabalhos e locação de espaços físicos que serão usados para uso da equipe.

O papel do Governo do Município será fundamental para organizar e divulgar os preparativos e execução dos trabalhos de coleta das entrevistas. Segundo o funcionário do IBGE e coordenador do Censo, Rubens, a prefeitura será um dos pontos de apoio das equipes o censo. “Realizamos esta primeira reunião para organizarmos a parceria junto da prefeitura e o IBGE. Vamos contar com o apoio do município, principalmente para a estrutura física e também para a divulgação”, garante.

De acordo com o prefeito, João Mello, o Governo do Município vai trabalhar em conjunto para que o Censo possa ocorrer de forma eficaz em Ibiúna. “Vamos oferecer todas as condições que dispomos para que as equipes tenham o suporte necessário e desempenhem com qualidade e agilidade todas as tarefas essenciais para a coleta dos dados”, afirma.

Em fase preparatória para o Censo Demográfico 2020, a maior operação de recenseamento a ser realizada no Brasil, que levantará sistematicamente o perfil da população brasileira que adentra a próxima década, produzindo dados essenciais para o planejamento de políticas públicas em nível municipal. Os censos demográficos normalmente ocorrem de 10 em 10 anos e contam com a participação do Poder Público e da sociedade civil locais como peça fundamental de sua execução.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Luciana Atui, que é Interlocutora do Município com o IBGE, foram apresentados aos participantes os seguintes itens: vídeo institucional do IBGE; objetivos da REPAC; base territorial; enunciado do quantitativo de pessoas a serem contratadas para trabalhar no Município, bem como os prazos previstos dos editais; apresentação do projeto "IBGE Educa" e apoio logístico à operação.

Estiveram presentes representantes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, GCM, Educação, Secretaria de Governo, Associação Comercial, Sindicato Rural de Ibiúna, Câmara Municipal, CAISP e SOS Ituraparanga.