Prefeito João Mello visita obra de duplicação da Bunjiro Nakao

O prefeito João Mello, acompanhado do secretário municipal de Obras, Rude Silva dos Santos e do engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Mario Kfouri, esteve visitando na sexta-feira (11), o avanço da obra de duplicação da rodovia Bunjiro Nakao, no km 59,5 sentido Ibiúna.

A SP 250, que em média recebe movimento superior a 13 mil veículos por dia, será duplicada em 13,9 quilômetros de extensão, do km 48,7 ao km 62,6, entre Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna, municípios com população estimada de 365.662 habitantes.

Segundo o prefeito, a obra é uma realidade e segue em ritmo bem intenso. "Tivemos a informação do engenheiro Mario, que apesar de alguns atrasos por conta de logística, equipamentos, localização, material, mão de obra, troca de solo, bota fora, entre outros, a obra está dentro do cronograma", disse, destacando que a duplicação deverá ser concluída até setembro de 2020, conforme prazo prorrogado pelo Governo do Estado. “Nos trechos intermediários do Km 48,7 ao Km 62,6, já conta com 46% de execução da obra e do Km 62,6 ao Km 69, já são 23% de obra executada”, informou o prefeito.

Para João Mello, a duplicação é extremamente importante para o desenvolvimento econômico do município, tendo como base a agricultura e o turismo regional.

O valor total da obra é de R$ 92,1 milhões, obtidos de um financiamento contraído pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA).

A obra também prevê a implantação de cinco passarelas, no km 49,6, km 53,3, km 57,2, km 59,7 e km 61,6, tornando mais segura à travessia de pedestres em locais onde a rodovia cruza áreas urbanizadas. Melhorias no sistema de drenagem, construção de dispositivos de acesso e implantação de nova sinalização também serão executadas.

Além do reforço na segunda viária e da garantia de melhor fluidez do tráfego, a modernização impulsionará a economia da região, onde se destaca uma expressiva produção agropecuária. Ibiúna, por exemplo, ocupa o 9º lugar no ranking dos dez maiores índices de Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Estado de São Paulo. Além disso, a região mantém atividade econômica voltada ao comércio e serviços.

Ciclovia e calçada

Além de melhorar as condições de tráfego para os motoristas, a nova Bunjiro Nakao também irá beneficiar ciclistas e pedestres. A rodovia contará com ciclovia segregada e calçada ao longo de toda sua extensão.