Secretaria Municipal de Educação divulga balanço do ano de 2019

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou no início desta semana os avanços conseguidos nesta área, onde já foi iniciado o 4º bimestre. Assim como nos anos anteriores, nesse período o foco foi nas ações administrativas, que devem estar prontas até dezembro, assim como nas ações pedagógicas que devem ser priorizadas em 2020.

É do conhecimento de todos, que uma das ações deste ano, e que teve um resultado muito positivo entre todos foi a Formação Entre os Pares, onde se buscou valorizar os profissionais e dessa maneira obter um resultado bem satisfatório.

Para a formação da Educação Infantil destaque para o Lúdico, já com os 1ºs e 2ºs anos, o tema foi a Sondagem, aos 3ºs e 4ºs anos foi desenvolvido a Produção de Texto. Com os 5ºs anos, professores especialistas, falaram sobre os resultados da Primeira Avaliação Diagnóstica Municipal, realizada em fevereiro deste ano. A formação dos 5ºs anos, totalmente alinhada ao Programa Ler e Escrever, onde se demonstrou a importância de se falar diretamente ao professor, utilizando experiências do dia a dia, assim como a linguagem clara e objetiva das especialistas em Língua Portuguesa. E as formações com essas características terão continuidade em 2020.

É importante destacar um pouco mais sobre as avaliações municipais, tendo em vista que a rede municipal participa de edições estaduais e federais também. O diferencial é que as avaliações municipais têm como objetivo resultados mais rápidos e novas tomadas de decisões. Ressaltando que as avaliações devem servir de reflexão para o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos: alunos- professor- coordenador pedagógico- gestor- família e a Secretaria Municipal de Educação. Partindo dessa premissa “olhar diferenciado para as avaliações” as mesmas deverão ser gradativamente implementadas para outros anos do ensino fundamental, já detectada na última avaliação uma grande melhoria nos resultados.

De acordo com a Secretaria, isso é mérito do empenho e trabalho de todos os envolvidos. Para que todos tenham conhecimento é importante que saibam que o atual quadro de funcionários e alunos em 2019, atualizado até 30 de setembro, é de: 8 601 alunos, 461 professores, 54 gestores escolares, 19 coordenadores pedagógicos, 145 auxiliares de desenvolvimento infantil, 51 auxiliares de professores, 12 estagiários, 2 intérpretes de libras, 34 escriturários, 12 adjuntos, 195 auxiliares de serviços gerais, 14 serventes, 36 merendeiras, 10 motoristas, 10 monitores e 9 serviçais de manutenção escolar.

O quadro de pessoal citado acima é gerenciado por uma equipe técnica administrativa e pedagógica composta por 20 pessoas.  Para isso, priorizar as ações administrativas e pedagógicas está dando bons resultados e podem melhorar ainda mais, tendo em vista que tudo é pensado em prol de oferecer uma educação pública de qualidade.

A equipe de trabalho da Educação, destacou o empenho de todos da Rede Municipal de Ensino e reafirmou dizendo que estarão sempre abertos às sugestões que possam engrandecer e melhorar os planos traçados.

Ressaltou também que a equipe atual deu continuidade às ações das equipes que antecederam e desenvolveram em prol de melhorias, portanto, esta equipe teve o privilégio de não iniciar do “zero” mas sim, na maioria dos setores, aprimorar tudo que a Educação já conquistou com empenho e comprometimento de todos.

“Queremos dizer que adoraríamos poder estar mais presentes no “chão da escola”, porém buscar excelência na educação requer muitas formações externas, estudos diários, dia a dia de  muito trabalho, apenas por isso não nos permitimos realizar tantas visitas, no entanto, cada vez que sentamos para apreciar uma apresentação de Projeto de PCP, Sondagens dos 1ºs aos 5ºs Anos, Preparação de Formações, Análise de Provas, HTPCs noturnos; HTPCs nas UEs, realizações de eventos, vários desenvolvimentos de projetos e outras tantas ações que vocês colocam nas redes sociais ou nos grupos internos de whatsApp, ou seja, quando o trabalho de todos chega até nós de alguma maneira percebemos que é a forma que esta equipe encontrou de estar com cada um de vocês: familiares, alunos, professores, pcps, gestores, demais funcionários, pois todos, fazemos parte do mesmo processo. Para nós esse é o verdadeiro significado de um trabalho em equipe, fazer com que todos se sintam pertencentes a esse grande time que é a Secretaria Municipal de Educação, liderada por um, mas compartilhada com todos os atores em todos os sentidos”, enfatizou a equipe.

Assim, a administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, vai encerrando esse balanço positivo de suas ações em 2019, presta contas à população de Ibiúna e reafirma o compromisso com uma educação de qualidade em todos os níveis e modalidades sob sua responsabilidade.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação- gestão 2017- 2020

registrado em: ,