Secretaria Municipal de Educação finaliza formação de Coordenadores Pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 16 de outubro, o último encontro de formação continuada para coordenadores pedagógicos. O evento contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre coordenadores, diretores, vice-diretores, representantes da Associação Parceiros da Educação e equipe central do município.

O curso “O papel do Coordenador Pedagógico” foi dividido em seis encontros de 4 horas e mais 6 horas de tarefas aplicáveis nas Unidades Escolares Municipais, totalizando assim 30 horas. Os certificados serão entregues aos cursistas no final do ano letivo de 2019.

A formação continuada foi oferecida pela Argento Consultoria e homologada pela Coordenadora Pedagógica Geral da Parceiros da Educação, professora doutora Mônica Galante Guerra, que revisou todo o material e elaborou sequências e atividades pedagógicas específicas para a realidade ibiunense.

O objetivo geral do curso foi apresentar aos coordenadores, que a atuação cotidiana tende a auxiliar, verificar e formar os professores do Ensino Fundamental I. Também foi objetivo específico o estudo teórico atualizado sobre a prática de coordenar todo o sistema de ensino e aprendizagem dos anos iniciais da Educação Básica. A formação teve média de 93% de presença e contou com a participação dos 28 coordenadores pedagógicos ativos da rede Municipal de Educação.

Segundo o formador da Argento, Jesus Lopes de Souza, Mestre em Educação pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), "Os encontros proporcionaram aos coordenadores pedagógicos um aprofundamento tanto na teoria quanto na prática da função. Sempre houve trocas e diálogos nas aulas e, principalmente, reflexão por parte deles, afinal o coordenador é um dos protagonistas que transforma pedagogicamente uma escola”.

No mês de novembro, a equipe central da Secretaria de Educação se reunirá com a Associação Parceiros da Educação para começar a planejar o ano letivo escolar de 2020, entrando assim no sexto ano de parceria direta com o município de Ibiúna.